Megaoperação cumpre mandados em Arapiraca e diversas cidades do país; esquema de narcotraficante lavava milhões com empresas de fachada

Por Redação 05/10/2023 11h11 - Atualizado em 05/10/2023 11h11
Por Redação 05/10/2023 11h11 Atualizado em 05/10/2023 11h11
Megaoperação cumpre mandados em Arapiraca e diversas cidades do país; esquema de narcotraficante lavava milhões com empresas de fachada
Operação Il Padrino - Foto: Divulgação/PCDF

Uma megaoperação da Polícia Civil do Distrito Federal cumpre 25 mandados de busca e apreensão em Arapiraca e outras cidades de cinco estados nesta quinta-feira (5). O objetivo é desarticular um esquema que lavava dinheiro do tráfico de cocaína com empresas de fachada.

Em apenas três anos, o grupo comandado pelo narcotraficante conhecido como "Padrinho" acumulou aproximadamente R$ 170 milhões. O criminoso e os comparsas estão presos, mas atuavam no esquema atrás das grades.

"Padrinho" tem 44 anos e conta com extenso histórico de crimes no Brasil e em países da América do Sul. Ele já foi apontado como um dos integrantes do "Comboio do Cão" e a polícia descobriu também a ligação dele com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Segundo as investigações da "Operação Il Padrino", um dos operadores financeiros da organização utilizou 12 empresas de fachada para lavar dinheiro entre 2020 e 2023. Os estabelecimentos localizados em cidades como São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Goiânia (GO) e Mossoró (RN) também eram usados para facilitar a compra de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Laranjas também participavam do esquema, depositando quantias que chegavam a R$ 150 mil em agências bancárias.

Além de Arapiraca, os policiais estão cumprindo os mandados no Distrito Federal, em Sorocaba (SP), São Paulo (SP), Pau dos Ferros (RN), Salvador (BA), Anápolis (GO) e Aragarças (GO).