Alagoas participa de encontro nacional sobre qualidade de vida entre os profissionais da Segurança Pública

Por redação com assessoria 30/09/2023 08h08
Por redação com assessoria 30/09/2023 08h08
Alagoas participa de encontro nacional sobre qualidade de vida entre os profissionais da Segurança Pública
Evento reúne, em Brasília, representantes de órgãos de todo o país - Foto: Assessoria

Integrantes da secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) participaram do 3º Encontro Técnico da Rede Nacional de Qualidade de Vida. O evento, realizado na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília, até esta sexta-feira (29), discutiu melhorias para a qualidade de vida dos profissionais da área através de palestras e intercâmbio de boas práticas, sobretudo saúde e vitimização.

A convite da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o chefe do Núcleo de Qualidade de Vida da SSP/AL, o agente de polícia, Emerson Moura, ministrou palestra sobre a atuação do setor no estado de Alagoas. Ele falou sobre a montagem para a rede QualiVida de Alagoas e das ações que estão sendo implementadas com recurso do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

“Temos desempenhado um excelente trabalho em prol da qualidade de vida dos nossos agentes, e isso tem sido bastante elogiado em todo o país. Recentemente, inclusive, iniciamos, com verba federal, uma parceria com o Centro Universitário de Maceió Unima um MBA em Gestão Política de Valorização do Trabalho da Segurança Pública, com representantes de todas as instituições que integram a SSP, e também foi promovida a 5ª Corrida de Rua da Polícia Civil, como mais uma demonstração do cuidado com a saúde dos profissionais”, disse ele.

Além do chefe do Núcleo, também estão no Distrito Federal participando do evento as coordenadoras das áreas temáticas de Melhoria da Qualidade de Vida da Polícia Militar, capitã Leidiane Santos; do Corpo de Bombeiros, coronel Ana Clara Lemos; e da Polícia Civil, agente de polícia Mariana Costa.

O encontro faz parte do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais da Segurança Pública (Pró-Vida), da Senasp. Temáticas como a promoção da saúde mental dos policiais, as mulheres na segurança pública e o enfrentamento ao comportamento suicida nas corporações foram discutidas no encontro. A regulamentação da transferência obrigatória de recursos do FNSP aos Fundos de Segurança Pública dos estados e do DF, prevista na Portaria 440/23, também foi objeto de debate.