Avião explode ao passar pista de pouso no Mali
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que um avião pega fogo enquanto pousava em uma pista no Mali. Segundo as publicações, a aeronave estaria ligada ao Grupo Wagner, exército privado de mercenários da Rússia. O incidente ocorreu no último sábado, mas as imagens repercutiram nesta quarta-feira.
No X (antigo Twitter), postagens mostram o Ilyushin Il-76, avião da era soviética. Ele pousava no aeroporto de Gao, na África Ocidental, quando quebrou e pegou fogo. O caso aconteceu apenas um mês após a morte de Yevgeny Prigojin, líder do grupo paramilitar. Em agosto, ele estava em um avião que caiu na Rússia.
Grupo Wagner nega relação com acidente
Ainda não foi informado o número de vítimas, embora existam receios de que até 140 passageiros possam ter estado a bordo. Fontes próximas ao Wagner negaram que o grupo estivesse no voo apesar de suas forças estarem ativas no país africano.
Gao é uma cidade na linha de frente do conflito armado que ocorre no país. De acordo com o canal de Telegram Grey Zone, afiliado ao grupo de mercenários, a aeronave foi usada pelo Exército do Mali. “O voo não transportou nenhuma pessoa do Grupo Wagner”, divulgaram. “Não havia combatentes nem pilotos a bordo.”
O Ilyushin-76 é um avião de transporte estratégico multiuso, de asa fixa e quatro motores turbofan. Ele é frequentemente usado para entregar maquinário pesado em áreas remotas. A aeronave já foi avistada em várias regiões africanas, muitas vezes coincidindo com a presença de forças paramilitares como o Wagner.
Uma fonte do aeroporto e funcionário local disse à revista Jeune Afrique que o avião pertencia ao Exército do Mali, mas que transportava soldados Wagner e estava sobrecarregado. A mesma pessoa afirmou que “as causas do acidente ainda não são conhecidas”.
Últimas Notícias
Multidão se reúne, em Ginásio de Coité do Nóia, para velar corpos das vítimas de acidente com romeiros
Inscrições abertas para o concurso do MPAL: oportunidades para níveis médio e superior com salários de até R$ 6,2 mil
Em dois meses, Polícia Federal registrou 11 apreensões de medicamentos emagrecedores irregulares no Aeroporto Zumbi dos Palmares
Em solidariedade às vítimas de acidente com romeiros, bloco Mandacaru, do 3º Batalhão da PM, anuncia nova data
Ação Civil Pública interrompe cobrança ilegal por empresa e garante transporte urbano gratuito para pessoas idosas de Pilar
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
29ª edição do Raízes de Arapiraca

