Inverno de 2023 foi o mais quente do Brasil desde 1961, aponta Inmet

O inverno de 2023 já é considerado o mais quente do Brasil desde 1961. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), partes do Sudeste, como São Paulo e o Triângulo Mineiro, tiveram entre 50 a 70 dias com temperaturas elevadas, acima dos 30ºC, principalmente nos meses de agosto e setembro.
O levantamento sobre as altas temperaturas foi divulgado pelo Inmet nesta sexta-feira, 21. Nas regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, foram observados mais de 70 dias, durante o inverno, com temperaturas acima dos 30ºC. O aquecimento foi impulsionado pela presença de intensas massas de ar seco e quente.
Segundo o instituto, o cenário também pode ser resultado dos primeiros reflexos do El Niño em meio ao inverno, aliado aos efeitos do aquecimento global. As cidades de Cuiabá (MT) e São Paulo, por exemplo, tiveram a estação mais quente dos últimos 63 anos.
A capital matogrossense teve o dia mais quente registrado, em 23 de agosto, com 41,8ºC. O Inmet aponta, ainda, que o 'calorão', recordes de altas temperaturas e mudanças nos padrões climáticos podem se tornar mais comuns em diversas partes do país.
SP tem recorde de temperatura nesta sexta
Pela segunda vez na semana, a cidade de São Paulo bateu o recorde de temperatura de 2023. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, a Capital paulista atingiu os 34ºC nesta sexta-feira, 22.
O recorde de temperatura em São Paulo, que até então era de 32,5ºC registrados em meio ao verão, no dia 16 de janeiro, foi batido na última segunda-feira, 18, quando a cidade chegou a 33,2ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O bairro mais quente nesta sexta foi o de Perus, que chegou a tórridos 35,5ºC, segundo o CGE. Em seguida, vieram Pinheiros e Butantan com, respectivamente, 35,1°C e 35,0°C. A Defesa Civil do município decretou estado de atenção para as altas temperaturas desde a tarde da última quinta-feira, 21.
Últimas Notícias

Grave acidente deixa dois mortos e quatro feridos na BR-101, no RJ

Fungo resistente a medicamentos se espalha rapidamente em hospitais europeus, alertam autoridades de saúde

Detran abre inscrições gratuitas para o 1º Passeio Ciclístico

Tatuador é condenado por lesão corporal gravíssima após tatuar adolescente sem autorização

Ex-vereador de Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas morre em Arapiraca
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
