Sucuri gigante surpreende turistas durante passeio de barco em águas cristalinas em MS

Por g1 18/09/2023 14h02 - Atualizado em 18/09/2023 14h02
Por g1 18/09/2023 14h02 Atualizado em 18/09/2023 14h02
Sucuri gigante surpreende turistas durante passeio de barco em águas cristalinas em MS
O registro foi feito durante um passeio em Bonito, no último domingo (17). - Foto: Célio Araújo

Imagina estar fazendo um passeio de barco em um rio de águas cristalinas e, de repente, ser surpreendido com a presença de uma sucuri de 6 metros. Foi exatamente isso que aconteceu na manhã do último domingo (17), durante um passeio turístico, no rio Sucuri, na cidade de Bonito (MS). Veja vídeo acima.

O registro foi feito e compartilhado nas redes sociais pelo guia turístico Célio Araújo. Nas imagens, é possível ver o entusiasmo de uma das turistas. "Meu Deus, que demais", exclamou a turista.

Ao g1, o guia, que já atua na área há 25 anos, relatou que o momento foi de tirar o folego, um presente.

"Há 5 anos não vejo uma sucuri tão grande como essa, foi impressionante, estávamos passando com o barco, quando percebemos ela passando por baixo de nós, é sempre incrível e um presente viver momentos como esse, ela devia ter 6 metros".

O guia explica que é comum encontrar a espécie em alguns trechos do rio, uma vez, que esse é o habitat natural da serpente.

"É normal que elas sejam avistadas, é a casa delas, são muito tranquilas, vivem em harmonia. Nunca tivemos o registro de um ataque. As sucuris evitam se aproximar do ser humano, não somos uma presa natural do animal".
Célio relata que sempre faz questão de tranquilizar os turistas quando um avistamento ocorre.

"Na maioria das vezes as pessoas ficam encantadas, surpresas em ver um animal tão grande assim, outros ficam com medo, mas aí eu falo sobre o comportamento da espécie e todos entendem bem, compreendem que elas não são um perigo".

É possível ser engolido por sucuris?

Em alguns flagrantes na natureza, as sucuris causam medo e espanto, mas, por sua imponência, se destacam no bioma pantaneiro. Algumas pessoas podem ter medo de serem atacadas pela cobra, mas o professor e pesquisador da Unesp Vidal Haddad Junior esclarece que o ataque é “raríssimo” e não costuma acontecer.

Haddad, que trabalha há 30 anos com ataques de animais aquáticos a seres humanos no Pantanal de Mato Grosso do Sul, explica que não há nenhum relato oficial de que uma sucuri tenha engolido um homem adulto.

O pesquisador diz que a presa natural das serpentes são: capivaras, jacarés, aves e roedores. Segundo ele, nunca foi registrado uma morte causada por ataques de sucuri na região.

“A chance de uma sucuri engolir uma pessoa é raríssima. Em mais de 30 anos de pesquisa, nunca houve o registro de uma sucuri engolindo um ser humano. Existem histórias de ataques, mas nada que foi comprovado. A sucuri de forma geral evita se aproximar do ser humano, que não é uma presa natural do animal.”

Ao g1 MS, o pesquisador descreve que as sucuris se escondem do homem. Ou seja, em condições normais, os ataques costumam ser feitos a animais como mamíferos de pequeno e médio porte, e não a indivíduos saudáveis.

“A sucuri é a segunda maior cobra do mundo e a mais pesada que existe. Ainda assim, são animais extremamente tranquilos que fogem da gente".

O registro foi feito durante um passeio em Bonito, no último domingo (17). — Imagens: Célio Araújo