Covid-19: coronavírus circulou pelas tubulações de esgoto durante a pandemia, aponta relatório

Documento divulgado na última quarta-feira (13), pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), revela que o coronavírus sempre circulou pelas tubulações de esgoto de Maceió durante o pico da pandemia de Covid-19, o que acarretou no crescimento de casos da doença.
O relatório de monitoramento de sistemas de esgotamento sanitário em diversas áreas da capital alagoana, que toma como base os anos de 2021, 2022 e parte de 2023 - período da pandemia -, foi apresentado para o presidente da Companha de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto, vice-presidente de Engenharia, Marcos Fred, e outros gestores da empresa.
O trabalho foi desenvolvido por técnicos do laboratório de saneamento da Ufal, sob a coordenação da professora doutora em hidráulica e saneamento, Nélia Callado, custeado pela Casal e com apoio da concessionária BRK. Os profissionais colheram continuamente coletas de efluentes nas estações elevatórias e de tratamento de esgoto, e também em canais urbanos como o de Águas Férreas, em Cruz das Almas, da Levada e do Salgadinho, no Centro.

A iniciativa de cooperação mútua entre os órgãos teve como objetivo monitorar o sistema de esgotamento sanitário da capital alagoana observando a caracterização físico-química e a presença do coronavírus causador da Covid-19 como ferramenta de controle e mapeamento da evolução espacial e temporal da qualidade dos efluentes, das condições socioeconômicas e de saúde pública.
Para Luiz Neto, essa parceria com a universidade demonstra a preocupação da empresa para com a saúde do povo alagoano. “A Casal reforça o compromisso com a academia no desenvolvimento de trabalho científico como esse, que gera resultados relevantes para a saúde da população. Esperamos continuar apoiando a universidade em estudos que sempre beneficiem Alagoas”, destacou.
Segundo Nélia Callado, o relatório é importantíssimo, serve de parâmetro e alerta para as autoridades de saúde do Estado. “As pesquisas confirmam que o coronavírus sempre navegou pelas tubulações de esgoto. Resultado disso, foi durante pico da pandemia, com o crescimento de casos da doença”, ressaltou.
A exibição do relatório, que foi feita com a ajuda de recursos visuais, também contou com a presença da chefe de Gabinete, Rafaelle Gama, dos superintendentes Júlio César, do Meio Ambiente e Qualidade do Produto, e de Valeska Cavalcante, de Engenharia, todos da Casal. Pela Ufal participaram as professoras Maria Raphaella Vasconcelos e Daysy Lira, que compõem o Centro de Tecnologia. Já pela BRK estiveram presentes o diretor operacional, Wilson Bombo, e os engenheiros Felipe Lara e Rosimeire Lessa.
Últimas Notícias

Acidente deixa uma pessoa morta e três feridas na AL-101 Sul, em Piaçabuçu

MP de Alagoas investiga contratações irregulares na Prefeitura de Teotônio Vilela

Detran abre 320 vagas extras para exame prático de carro em Arapiraca no mês de agosto

Perícia em pen drive apreendido em banheiro de Bolsonaro é concluída; conteúdo é irrelevante, avaliam investigadores

TCU revela falhas de órgãos federais em Alagoas no cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
