Segurança Pública é homenageada durante comemoração pelos quatro anos da Guarda Judiciária

Por Ascom SSP/AL 16/09/2023 08h08 - Atualizado em 16/09/2023 08h08
Por Ascom SSP/AL 16/09/2023 08h08 Atualizado em 16/09/2023 08h08
Segurança Pública é homenageada durante comemoração pelos quatro anos da Guarda Judiciária
Segurança Pública é homenageada durante comemoração pelos quatro anos da Guarda Judiciária - Foto: Assessoria SSP/AL

As forças de segurança pública de Alagoas foram homenageadas pelo Tribunal de Justiça do estado, na manhã desta sexta-feira (15), durante a solenidade de comemoração pelos quatro anos de criação da Guarda de Segurança Institucional do Poder Judiciário. O evento aconteceu no pleno Desembargador Olavo Accioly de Moraes Cahet, no Centro de Maceió.

Entre os homenageados, o secretário da Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, também enalteceu a integração entre Judiciário e Executivo promovida com a Guarda. “Fico feliz em ver essa consolidação. Os Poderes estão alinhados e esse vínculo é diário”. Os comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, os coronéis Paulo Amorim e Wolbeck Godoy, respectivamente, também receberam homenagens pela contribuição para a consolidação da Guarda Judiciária.

Com um efetivo de 160 policiais e bombeiros da Reserva Remunerada, a Guarda atua na segurança externa e interna das unidades judiciárias em todo o território alagoano, beneficiando magistrados, servidores e jurisdicionados, como afirmou o chefe da Assessoria Militar do TJAL, coronel Elias Oliveira. “São homens e mulheres com mais de 30 anos de experiência, que residem nas comarcas onde trabalham”, explicou o chefe da Assessoria Militar do TJAL, disse.

O presidente do TJ-AL, desembargador Fernando Tourinho, também falou da importância do serviço dos integrantes da Guarda Judiciária. “Absorvemos policiais que estão na reserva, mas que são preparados e têm disposição para o trabalho. Foi uma boa alternativa que encontramos e queremos continuar melhorando o serviço”, afirmou o magistrado. Ele ressaltou ainda que há o planejamento de aumentar o efetivo para 180 guardas.

Nova viatura

Também nessa sexta, a Polícia Militar doou uma viatura para a Guarda Judiciária. O veículo equipado com rádio que permite comunicação direta com o Centro de Operações da PM, será utilizado em rondas diárias em unidades judiciárias da capital.

A doação, segundo o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, fortalece os vínculos entre Segurança Pública e Judiciário. “Temos uma parceria antiga com o Tribunal e é uma parceria forte. A Justiça pode contar com a Polícia Militar em todos os momentos”, disse o oficial superior.