Alemanha é campeã da Copa do Mundo de basquete, e EUA ficam fora do pódio

Por redação com GE 10/09/2023 12h12
Por redação com GE 10/09/2023 12h12
Alemanha é campeã da Copa do Mundo de basquete, e EUA ficam fora do pódio
Alemanha campeã da Copa do Mundo de basquete - Foto: REUTERS/Eloisa Lopez

A Alemanha se sagrou pela primeira vez campeã da Copa do Mundo masculina de basquete. Neste domingo, os alemães venceram na final a Sérvia por 83 a 77 e selaram de forma invicta o título inédito em Manila, nas Filipinas. 

Dennis Schroder foi o destaque da final e também o MVP da competição (jogador mais valioso). Na disputa pelo bronze, o Canadá desbancou os Estados Unidos na prorrogação, tirando os rivais continentais do pódio do Mundial pela segunda edição consecutiva.

Os quatro primeiros colocados na Copa do Mundo se garantiram nas Olimpíadas de Paris, assim como Austrália, Sudão do Sul e Japão. O Brasil foi o 13º colocado na competição, sem vaga olímpica, mas com chances de classificação no pré-olímpico do ano que vem. A anfitriã França está garantida nos Jogos de Paris.

Schroder comanda a Alemanha na final


Um campeão inédito já seria coroado em Manila. A Sérvia, vice-campeã em 2014, ainda não chegou ao topo do pódio desde o fim da Iugoslávia, pentacampeã mundial. A Alemanha só tinha no histórico o bronze da Copa do Mundo de 2002.