Alagoas registra aumento no nº de transplantes de órgãos em 2023

Alagoas registrou um aumento de 12,5% no número de transplantes de órgãos realizados este ano, sendo 63 procedimentos feitos nos últimos oito meses. Em 2022, 56 transplantes foram contabilizados.
Os dados divulgados nesta terça-feira (5), pela Central de Transplantes de Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), mostram que, dos transplantes realizados entre janeiro e agosto do ano passado, 45 foram de córnea, cinco de fígado e seis de rim. Já em 2023, os transplantes de córnea totalizaram 55, os de fígado seis, e os de rim foram dois.
O aposentado Miguel Barbosa foi um dos alagoanos que receberam o transplante de córnea este ano. Acometido por catarata, doença degenerativa e progressiva do cristalino, ele chegou a fazer a cirurgia de correção, mas, devido a problemas no pós-operatório, o transplante se tornou a única solução para voltar a enxergar.
"Fiz a cirurgia, mas tive um problema na recuperação e, com isso, o médico disse que só o transplante resolveria minha situação. Felizmente foi encontrado um doador compatível comigo e fiz o transplante em julho deste ano, o que me possibilitou voltar a enxergar. Por isso, você que não se declarou doador e não falou com sua família sobre isso, repense e converse sobre o assunto", apelou Miguel Barbosa.
Já o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, contou que o aumento de transplantes registrados em Alagoas representa o esforço dos técnicos que integram a Central de Transplantes de Alagoas. "Contamos com uma equipe altamente qualificada e comprometida, que não mede esforços para conscientizar e realizar a captação de órgãos. Como sabemos, a doação ocorre mediante autorização familiar, mas o trabalho técnico feito de forma assertiva faz a diferença", exaltou o gestor da saúde estadual.
Últimas Notícias

Homem é preso em Alagoas durante ação nacional contra facção criminosa

Polícia Civil prende homem por tentativa de feminicídio em Marechal Deodoro

Polícia Civil investiga homicídio no bairro Canaã, em Maceió, após discussão entre vizinhos

Prefeito Luciano Barbosa lança Programa Terra Pronta e entrega sementes para agricultores em Arapiraca

Filho de Luciano Barbosa, Lucas Barbosa fala sobre possibilidade de ser candidato a deputado estadual por Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa de 71 anos de Feira Grande
