Campeonato boliviano é anulado por suspeita de manipulação de resultados

O Conselho da Divisão Profissional do Campeonato Boliviano e da copa nacional decidiu nesta terça-feira anular a edição de 2023 dos dois torneios por suspeita de manipulação de resultados. A federação boliviana de futebol (FBF) vai consultar a Conmebol para realizar um torneio de curta duração, que termine em dezembro.
— O Conselho Superior da Divisão Profissional, com 14 votos a favor, uma abstenção e dois votos contra, decidiu anular os torneios com gestão em 2023, portanto os campeonatos ficam anulados — declarou o presidente da federação, Fernando Costa, nesta terça-feira.
A medida é reflexo dos últimos casos de corrupção e suspeita de manipulação de resultados nos torneios da primeira divisão do futebol boliviano. O presidente do clube Vaca Díez, Marcos Rodriguez, solicitou hoje licença do cargo, por suposto envolvimento.
A presidente do Independiente Petrolero, Jenny Montaño, afirmou que quatro jogadores do clube estariam envolvidos em suborno. Na segunda-feira, a FBF formalizou denúncia ao Ministério Público contra a "suspeita rede de corrupção".
— Se encontraram sérios indícios de que houve vício. Isso tem a condição de levar para consulta na Conmebol. Foram expostas todas as consequências, se debateu em todas as instâncias, se levou ao conhecimentos dos tribunais esportivos e do Ministério Público da Bolívia — declarou Costa, presidente da FBF.
Ele denunciou a existência dessa suposta rede de corrupção, envolvendo jogadores, árbitros e dirigentes, na semana passada.
Os clubes da Bolívia solicitaram a destituição dos membros da Comissão de Arbitragem do Campeonato Boliviano, cujos líderes são Alejandro Mancilla, Wilson Estrada e Juan Carlos Cardozo. Eles são acusados de serem cúmplices de diferentes arranjos de jogos.
A realização de um torneio extraordinário, substituto do campeonato e da copa, ajudaria na definição de rebaixamentos e promoção dos times, além da destinação das vagas para as competições internacionais.
A seleção da Bolívia é a primeira adversária do Brasil nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2026. O jogo será na próxima sexta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), em Belém.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
