Campeonato boliviano é anulado por suspeita de manipulação de resultados

Por redação com GE 05/09/2023 19h07
Por redação com GE 05/09/2023 19h07
Campeonato boliviano é anulado por suspeita de manipulação de resultados
Bolívia é a primeira adversária do Brasil nas eliminatórias sul-americanas da Copa-2026 - Foto: Getty Images

O Conselho da Divisão Profissional do Campeonato Boliviano e da copa nacional decidiu nesta terça-feira anular a edição de 2023 dos dois torneios por suspeita de manipulação de resultados. A federação boliviana de futebol (FBF) vai consultar a Conmebol para realizar um torneio de curta duração, que termine em dezembro.

— O Conselho Superior da Divisão Profissional, com 14 votos a favor, uma abstenção e dois votos contra, decidiu anular os torneios com gestão em 2023, portanto os campeonatos ficam anulados — declarou o presidente da federação, Fernando Costa, nesta terça-feira.

A medida é reflexo dos últimos casos de corrupção e suspeita de manipulação de resultados nos torneios da primeira divisão do futebol boliviano. O presidente do clube Vaca Díez, Marcos Rodriguez, solicitou hoje licença do cargo, por suposto envolvimento.

A presidente do Independiente Petrolero, Jenny Montaño, afirmou que quatro jogadores do clube estariam envolvidos em suborno. Na segunda-feira, a FBF formalizou denúncia ao Ministério Público contra a "suspeita rede de corrupção".

— Se encontraram sérios indícios de que houve vício. Isso tem a condição de levar para consulta na Conmebol. Foram expostas todas as consequências, se debateu em todas as instâncias, se levou ao conhecimentos dos tribunais esportivos e do Ministério Público da Bolívia — declarou Costa, presidente da FBF.

Ele denunciou a existência dessa suposta rede de corrupção, envolvendo jogadores, árbitros e dirigentes, na semana passada.

Os clubes da Bolívia solicitaram a destituição dos membros da Comissão de Arbitragem do Campeonato Boliviano, cujos líderes são Alejandro Mancilla, Wilson Estrada e Juan Carlos Cardozo. Eles são acusados de serem cúmplices de diferentes arranjos de jogos.

A realização de um torneio extraordinário, substituto do campeonato e da copa, ajudaria na definição de rebaixamentos e promoção dos times, além da destinação das vagas para as competições internacionais.

A seleção da Bolívia é a primeira adversária do Brasil nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2026. O jogo será na próxima sexta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), em Belém.