CBF anuncia saída de Pia Sundhage do comando da seleção feminina
A CBF anunciou que Pia Sundhage não é mais técnica da seleção feminina. O decisão foi comunicada pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, na tarde desta quarta. Desgastada pela participação na Copa da Austrália e da Nova Zelândia, onde o Brasil foi eliminado ainda na fase de grupos, a treinadora sueca deixa o posto antes do fim do contrato, que iria até os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
- Encerramos a partir de hoje o trabalho de Pia com a CBF. Quero agradecer a ela e a todos aqueles que conviveram e fizeram parte da comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, que participou da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023 . Pia trouxe também, nesse período de 2019 até aqui, um trabalho que, para a CBF e para o futebol brasileiro como um todo, foi muito importante. Desejamos a ela, em seus novos desafios, todo o sucesso - disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Em nota, a CBF diz que a nova comissão técnica será anunciada nos próximos dias. E, apesar dos Jogos Olímpicos serem já daqui a menos de um ano, a entidade não pensa em um comando tampão. A ideia é anunciar nomes para o ciclo visando tanto Paris-2024 quanto a Copa de 2027, que ainda não tem sede definida.
A passagem de Pia pela seleção durou quatro anos. Ao todo, ele comandou a equipe em 57 jogos, sendo 34 vitórias, 13 empates e 10 vitórias. Um aproveitamento de 67,25% que teve como auge a conquista da Copa América de 2022 de forma invicta e sem sofrer nenhum gol. Mas, nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o Brasil caiu nas quartas de final. Já na Copa deste ano, fez sua pior campanha em 28 anos.
Para além da eliminação precoce, a sueca foi muito questionada pela atuação abaixo do esperado da equipe. O Brasil chegou a criar boa expectativa na estreia (vitória por 4 a 0 sobre o lanterna Panamá), mas depois não foi capaz de garantir ao menos o segundo lugar do grupo ao perder para a França (2 a 1) e empatar sem gols com a Jamaica. A partir de então, os erros de planejamento vieram à tona e tornaram sua continuidade improvável.
Agora, o nome mais cotado para assumir o Brasil é o de Arthur Elias, treinador do Corinthians. Ele é considerado praticamente uma unanimidade entre jogadoras e pessoas que circulam nos bastidores do futebol feminino brasileiro.
No comando do Corinthians há oito temporadas, Arthur Elias é de longe o técnico mais vitorioso do futebol feminino no país. Desde 2016, o time ganhou 14 títulos, sendo quatro títulos do Brasileiro (está nas semifinais da edição deste ano e vai brigar pela vaga na final contra o Santos, a partir do dia 27 deste mês) e três Libertadores.
Últimas Notícias
Operação da PM apreende 60 aves silvestres em feiras livres de Maceió e Rio Largo
Homem de 29 anos morre após poste cair na cabeça dele, em povoado de Coité do Nóia
PM prende dez suspeitos de estupro de vulnerável e de violência doméstica em Maceió e Região Metropolitana
The New York Times aponta Wagner Moura como nome preferido para ganhar o Oscar de melhor ator em 2026
Semarh emite alerta para baixa umidade relativa do ar no Sertão na região do São Francisco, em Alagoas
Vídeos mais vistos
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração de escola no Capim

