Brasileiro finaliza desafio de correr uma maratona por dia em um ano

Por ge 28/08/2023 11h11
Por ge 28/08/2023 11h11
Brasileiro finaliza desafio de correr uma maratona por dia em um ano
Hugo e a família Farias após a 365ª maratona - Foto: Clayton Damasceno/Dokimos Eventuais

O brasileiro Hugo Farias completou no último domingo (27) o desafio de realizar uma maratona por dia durante um ano completo. Aos 44 anos, o atleta amador de Americana (SP) percorreu por 365 dias consecutivas o trajeto de 42,195 quilômetros após deixar a vida de executivo da área de tecnologia para ajudar um projeto de cientistas a compreender melhor o corpo humano.

Ao longo da jornada, Hugo correu 15.401.175 metros e se tornou o primeiro nas Américas a cumprir o feito. Ele também ultrapassou o britânico Aaron Robinson, detentor do recorde de maratonas consecutivas com 63 provas em 63 dias, e agora está em contato com o Livro dos Recordes para registrar a conquista.

- Estou muito feliz. Eu larguei tudo porque queria fazer algo diferente e de impacto para inspirar as pessoas. Mesmo diante de lesões, obstáculos e desafios eu segui em frente. É a prova que pessoas comuns são capazes de fazer coisas incríveis - disse o brasileiro ao completar a Maratona 365.

Em um ano, Hugo perdeu cerca de 6 quilos e precisou lidar com diversos contratempos como quadros de diarreia, lesões e trocas de equipamento. O apoio para superar um desafio extenuante contou com uma equipe multidisciplinar com 11 profisionais e o apoio da família.

- A gente tem que fazer as coisas com amor, mas também não teria conseguido sem o apoio da minha equipe, da minha família e de uma torcida enorme. Não tinha como dar errado.

A nível mundial, o primeiro a realizar a façanha foi o belga Steefan Engels entre 2010 e 2011. O corredor europeu, porém, não fez registros das provas e rotinas. Hugo então foi convidado para fazer parte de um projeto científico que envolveu pesquisadores do Instituto do Coração (INCOR), que tentam compreender melhor o funcionamento do corpo humano, e entender como ele se transforma e resiste ao desgaste físico.

- Foi um aprendizado muito grande avaliar o Hugo durante essa grande jornada. Sabemos que o exercício físico produz muitos benefícios para o coração, mas também sabemos que uma quantidade alta de exercícios com intensidade pode gerar algum tipo de desadaptação. A maratona tem uma intensidade baixa, mas um volume alto. Afinal, são 42 km a cada 24 horas. Avaliamos toda a parte cardiológica para analisra o comportamento do coração. Há muitos dados para analisar e o mais importante é que coração do Hugo se adaptou muito bem - explica o cientista Francis Ribeiro de Souza.