Municipalização do Sine Arapiraca promove avanço nas políticas de emprego

Por Redação 22/08/2023 10h10
Por Redação 22/08/2023 10h10
Municipalização do Sine Arapiraca promove avanço nas políticas de emprego
Carteira de trabalho - Foto: Reprodução

Arapiraca deu mais um passo importante na geração de emprego e renda. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Sistema Nacional de Empregos (Sine) passou a ser municipalizado e agora funciona com recurso próprio.

A ação aumenta a efetividade das políticas de emprego no município, tornando mais fácil de adequá-las às necessidades do arapiraquense. A descentralização desse sistema também permite que a Prefeitura tenha uma maior autonomia para desenvolver ações e programas, além de direcionar de forma mais justa os investimentos.

“Um aspecto importante é a integração com outras políticas públicas como educação, saúde, assistência social, porque trabalhando de forma articulada, essas políticas podem potencializar os resultados e contribuir para uma melhoria mais abrangente da qualidade de vida dos cidadãos”, explica a coordenadora do Sine Municipal, Flora Tavares.

O Plano de Ações e Serviços (PAS) de 2023 foi apresentado nesta sexta-feira (18), com o objetivo de traçar estratégias de qualificação profissional e obter recursos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Além de promover a reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, Arapiraca vai continuar cumprindo suas metas e terá mais recursos para investir na qualificação profissional de seus munícipes.

Para saber mais sobre as oportunidades que a ferramenta disponibiliza, os moradores podem visitar a sede do Sine, localizada na Rua São Francisco, no bairro Ouro Preto. O órgão funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.