Criminosos invadem terreiro, fazem reféns e matam líder quilombola a tiros na Bahia

Por Redação 18/08/2023 09h09
Por Redação 18/08/2023 09h09
Criminosos invadem terreiro, fazem reféns e matam líder quilombola a tiros na Bahia
Mãe Bernadete - Foto: Conaq

Criminosos invadiram um terreiro no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho (BA), na Região Metropolitana de Salvador, fizeram a yalorixá Mãe Bernadete e familiares dela reféns e assassinaram a líder da comunidade a tiros nesta quinta-feira (17).

Maria Bernadete Pacífico é mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, que também era uma liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares e foi morto há quase seis anos. Ela também é ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho.

Em nota, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) pontuou que a perda da yalorixá é 'irreparável'.

"A família Conaq sente profundamente a perda de uma mulher tão sábia e de uma verdadeira liderança. Sua partida prematura é uma perda irreparável não apenas para a comunidade quilombola, mas para todo o movimento de defesa dos direitos humanos".

"É dever do Estado garantir que haja uma investigação célere e eficaz e que os responsáveis pelos crimes que têm vitimado as lideranças desse Quilombo sejam devidamente responsabilizados. É crucial que a Justiça seja feita, que a verdade seja conhecida e que os autores sejam punidos. Queremos Justiça para honrar a memória de nossa liderança perdida, mas também para que possamos afirmar que, no Brasil, atos de violência contra quilombolas não serão tolerados", completa.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), determinou que a Segurança Pública do estado inicie a investigação da morte imediatamente. Nesta sexta (18), uma comitiva dos ministérios da Igualdade Racial, Justiça e Direitos Humanos deve se reunir com representantes de órgão estaduais.