Criminosos invadem terreiro, fazem reféns e matam líder quilombola a tiros na Bahia
Criminosos invadiram um terreiro no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho (BA), na Região Metropolitana de Salvador, fizeram a yalorixá Mãe Bernadete e familiares dela reféns e assassinaram a líder da comunidade a tiros nesta quinta-feira (17).
Maria Bernadete Pacífico é mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, que também era uma liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares e foi morto há quase seis anos. Ela também é ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho.
Em nota, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) pontuou que a perda da yalorixá é 'irreparável'.
"A família Conaq sente profundamente a perda de uma mulher tão sábia e de uma verdadeira liderança. Sua partida prematura é uma perda irreparável não apenas para a comunidade quilombola, mas para todo o movimento de defesa dos direitos humanos".
"É dever do Estado garantir que haja uma investigação célere e eficaz e que os responsáveis pelos crimes que têm vitimado as lideranças desse Quilombo sejam devidamente responsabilizados. É crucial que a Justiça seja feita, que a verdade seja conhecida e que os autores sejam punidos. Queremos Justiça para honrar a memória de nossa liderança perdida, mas também para que possamos afirmar que, no Brasil, atos de violência contra quilombolas não serão tolerados", completa.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), determinou que a Segurança Pública do estado inicie a investigação da morte imediatamente. Nesta sexta (18), uma comitiva dos ministérios da Igualdade Racial, Justiça e Direitos Humanos deve se reunir com representantes de órgão estaduais.
Últimas Notícias
Número de passageiros em aeroportos teve aumento de 9,4% em 2025
Ingressos para o jogo ASA x Coruripe já estão sendo vendidos em Arapiraca
COB anuncia os 14 convocados para a Olimpíada de Inverno Milão-Cortina
Delegacia da Mulher abre inquérito contra Pedro por caso de importunação sexual no BBB
Pix volta a operar normalmente após instabilidade durante a tarde
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca

