Delegação alagoana participa da Marcha das Margaridas 2023 em Brasília

Por Redação com Agência Alagoas 16/08/2023 18h06
Por Redação com Agência Alagoas 16/08/2023 18h06
Delegação alagoana participa da Marcha das Margaridas 2023 em Brasília
Caminhada atraiu mais de 100 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios - Foto: Monique Fernandes / Ascom Seagri

A delegação alagoana com mais de 700 representantes do campo, camponesas, quilombolas, de movimentos sociais, extensionistas da Emater e diversas entidades da agricultura familiar marcharam por Brasília, nesta quarta-feira (16), em busca de mais acesso a políticas públicas de inclusão econômica e produtiva, fim da violência no campo e mais igualdade de direitos para as mulheres.

A 7ª Marcha das Margaridas - Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver levou pautas ao executivo e ao legislativo brasileiro, acordadas entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), com o apoio das 27 federações, sindicatos e outras entidades. Durante o ato, foi anunciado que Margarida Alves, vítima da violência no campo e a quem são prestadas homenagens, será considerada a partir da edição deste ano como heroína nacional.

A caminhada teve início no Pavilhão do Parque da Cidade em direção à Esplanada dos Ministérios, onde mais de 100 mil pessoas, incluindo representantes de 33 países, se reuniram para ouvir as respostas dos 27 ministérios da república brasileira, em encontro com o presidente Luís Inácio Lula da Silva.

No final do ato, o presidente afirmou que “o Brasil voltou” e assinou decretos para garantia de quintais produtivos para estímulo da alimentação saudável e segurança alimentar, incentivo à agroecologia, reforma agrária, pacto para prevenção de feminicídio, incentivo à juventude e sucessão rural, entre outros decretos voltados à melhoria de vida das mulheres. Ele também falou sobre os programas que já estão sendo executados e que valorizam as mulheres do campo, das cidades, das águas e das florestas.

“É uma alegria enorme estar aqui mais uma vez. A felicidade é ainda maior por poder assinar na frente de todas vocês esses atos que convergem para a autonomia econômica e inclusão produtiva das mulheres. Prioridades decididas por todas vocês, demandas que temos o prazer de atender para que as mulheres possam viver com dignidade, tendo assegurado seus direitos civis, políticos e sociais”, ressaltou o presidente Lula.

Secretária de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL), Raquel Braz esteve à frente da organização da delegação alagoana e agradeceu o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri). “A Marcha das Margaridas é a maior ação em massa que existe de mulheres e que realmente temos resultado desde a primeira edição, que foi em 2000. Foi tudo muito bonito e o Governo de Alagoas e a Seagri vem nos apoiando. Estávamos na expectativa de alcançar nosso objetivo que foi respondido para nós, com resultado positivo”, declarou Raquel Braz.

A Marcha das Margaridas é uma oportunidade para que as pautas femininas do campo, das cidades, das florestas e das águas possam ser asseguradas. Através dos anos, os atos realizados pela Contag, com apoio das federações, sindicatos e entidades representativas das agricultoras, conseguiram fazer com que muitos direitos fossem conquistados e a vida das mulheres transformadas.