Pesquisa confirma contaminação por esgoto no Riacho da Garça, em Maceió

Um riacho de águas mansas, margeado pela vegetação de mangue e que deságua na paradisíaca praia da Garça Torta, em Maceió. Esse cenário que deveria ser local de lazer para moradores da região e turistas está ameaçado pela contaminação da água, é o que aponta um estudo realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
"Coletamos amostras, levamos ao laboratório e concluímos que havia, realmente, uma grande contaminação por coliformes fecais, contaminação por esgoto, esgoto doméstico em grande quantidade", professor Emerson Soares, coordenador do Laboratório de Aquicultura e Análise de Água da Ufal.
Uma estação de esgoto que funciona de forma irregular, sem autorização, em um condominio residencial próximo ao Riacho da Garça é apontado como o principal causador da contaminação.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) fez uma vistoria no condomínio no início do mês e descobriu que o esgoto estava sendo despejado diretamente no riacho, sem o tratamento adequado.
Quem mora na região e pesca no riacho, afirma que a poluição, além de prejudicar a renda de quem depende dos recursos que a natureza oferece, acabou também com o lazer de muitas famílias.
"Vivo há 44 anos aqui em Garça Torta, e aqui sempre foi um lazer para a gente, mas agora não tem mais esse lazer. Eles não podem fazer isso só porque são ricos", lamentou um morador que preferiu não se identificar.
Últimas Notícias

Motorista perde controle de veículo, bate em coqueiro e fica preso às ferragens, em Arapiraca

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Vasco anuncia a contratação de Fernando Diniz

INSS vai devolver R$ 292 milhões a aposentados com descontos ilegais

Ex-companheira de professora morta em SP é mandante do crime, diz polícia
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
