Sesau-AL orienta sobre medidas de prevenção contra a meningite

Caracterizada pelo processo inflamatório das camadas mais internas de tecido que cobre o cérebro, a meningite pode ser causada por bactérias, fungos, vírus ou protozoários. Os principais sintomas são dor e rigidez na nuca, manchas avermelhadas pelo corpo, cefaléia, febre, convulsões, vômito e demandam atendimento médico imediato. Enquadrada no rol das doenças imunopreveníveis, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta a população sobre a importância de medidas preventivas e assistenciais.
Isso porque, a meningite é causada, na maioria dos casos, por infecções virais e bacterianas, podendo ter variações na intensidade dos sintomas. A viral, na maioria das vezes, apresenta quadro clínico leve e de menor gravidade, evoluindo de forma benigna. Já a meningite bacteriana, é o tipo mais severo, pelo potencial de provocar sequelas graves e, até mesmo, levar à morte.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Meningite, enfermeira Cyndi Romão, a transmissão da doença acontece, principalmente, por meio do contato com as secreções respiratórias de um paciente contaminado. “A meningite bacteriana se espalha, normalmente, de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. Já as demais meningites podem ser transmitidas de diversas maneiras, a depender do vírus causador da doença”, alertou.
Últimas Notícias

Lady Gaga planeja retorno ao Brasil em 2026 para novos shows, diz site

ASA domina Juazeirense em Arapiraca e encerra primeira fase da Série D com goleada

Homem é preso por tráfico de drogas após tentar fugir da polícia em Arapiraca

Polícia Militar apreende armas de fogo e munições em acampamento clandestino de caça, em Alagoas

Clientes e funcionários se envolvem em briga em bar de Maceió
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
