OMS monitora nova cepa da covid-19 denominada variante Éris
O fim do estado de emergência provocado pela covid-19 em todo o globo, em maio deste ano, não significou o desaparecimento do coronavírus SARS-CoV-2. É o que confirma a Organização Mundial de Saúde (OMS), após anunciar uma nova variante sob monitoramento (VUM) em meses: a EG.5, popularmente conhecida como Éris.
A EG.5 foi identificada, pela primeira vez, durante o mês de fevereiro, na Ásia. Desde então, tem se espalhado pelo mundo, de forma gradual. Hoje, é cepa da covid-19 dominante nos Estados Unidos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Isso significa que a maioria dos novos casos da infecção são provocados pela Éris.
Nas primeiras semanas de julho, as autoridades de saúde estadunidenses afirmam que a EG.5 era responsável por 7,5% dos casos da covid-19. Na última sexta-feira (4), a estimativa é de que a VUM esteja relacionada com 17,3% das infecções, o que faz dela a cepa dominante no país. Dados do Reino Unido também apontam para crescimento parecido.
Brasil registrou casos da variante Éris?
No Brasil, a Rede Genômica Fiocruz, que realiza a vigilância genômica do Sars-CoV-2 nacionalmente, não identificou nenhum caso da cepa EG.5, conforme indica a sua última atualização, feita na segunda-feira (7). Em alguns estados, como Goiás, Bahia e Paraíba, os pesquisadores identificaram a circulação da EG.1. Embora sejam próximas geneticamente, esta não está, por enquanto, no radar da OMS.
OMS monitora variante a EG.5
Desde o final de julho, a OMS monitora oficialmente a EG.5 e todas as suas descendentes diretas. Esta cepa possui características genéticas das variantes XBB.1.9.2 e S:F45600L, ambas descendentes da Ômicron.
No mundo, o movimento identificado nos EUA e no Reino Unido já foi observado, mesmo que em menor grau, pela OMS. Segundo a organização, "a EG.5 mostrou uma tendência crescente na prevalência de 6,2% na semana 24 para 11,6% na semana 28". Ambas as semanas se referem ao mês de julho.
Só que a estimativa global, muito provavelmente, está imprecisa, o que indica que a predominância pode ser maior que a divulgada. "Atualmente, os casos relatados não representam com precisão as taxas de infecção devido à redução de testes e relatórios globais", lembra a OMS.
Significado da hashtag no nome da variante
Aqui, vale comentar que em alguns estudos ou informes oficiais a variante Éris pode aparecer como EG.5#. O estranho uso da hashtag indica apenas que o nome é um guarda-chuva para todas as cepas que comecem com EG.5, como a própria EG.5 ou a mais recente EG.5.1. Para a OMS, são variações muito pequenas, o que as impedem de se diferenciarem de forma significativa.
Por que a nova variante recebe o nome de Éris?
Outra observação importante é que Éris é um nome completamente informal em relação à covid-19, já que apenas as Variantes de Preocupação (VOCs, em inglês) recebem o nome de uma letra do alfabeto grego, como Delta.
Só que os especialistas optam por nomear as VUMs, como a EG.5, informalmente com uma referência ao universo mitológico, como já ocorreu com a Arcturus (XBB.1.16), para facilitar a comunicação. No caso da Éris, o apelido foi divulgado por T. Ryan Gregory, professor de biologia na Universidade de Guelph, no Canadá, em suas redes sociais.
Em um primeiro momento, Éris é o nome de um planeta anão. Para ser mais preciso, é o segundo maior planeta anão do Sistema Solar. Para além disso, Éris é também uma referência direta ao universo da mitologia grega, já que é o nome da deusa da discórdia e da Mãe dos Males.
O que sabemos sobre a EG.5?
Hoje, "não há nada particularmente especial sobre EG.5.1 que podemos dizer", afirma Gregory. Em outras palavras, não foi identificado, até o momento, uma possível habilidade extra de transmissão, capacidade de provocar formas mais graves da covid-19 ou de escapar da imunidade gerada pelas vacinas. Inclusive, a OMS não divulgou nenhuma avaliação de risco relacionada a essa nova variante.
Últimas Notícias
Polícia Civil apreende adolescente por ato infracional análogo à lesão corporal dolosa em Santana de Ipanema
Retratação sobre declarações de Valdir Silva contra a família Pereira durante as eleições de 2024 em Teotônio Vilela
Diálogo e propostas fortalecem caminhada de Alfredo Gaspar ao Senado e trazem adesão de vereadores de Craíbas à pré-campanha
Homem de 22 anos morre baleado e outro fica ferido em Palmeira dos Índios
PRF prende homem por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Vídeos mais vistos
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Projeto Raízes de Arapiraca lança sua 23ª edição no Partage Shopping
Paixão de Cristo de Arapiraca 2026
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

