Gripe aviária: RS decreta estado de emergência zoossanitária

O Rio Grande do Sul decretou, nesta sexta-feira (28), estado de emergência em saúde animal para enfrentamento de focos de gripe aviária na região. As autoridades gaúchas detectaram apenas um caso de influenza aviária em uma ave silvestre na Estação Ecológica do Taim, em Santa Vitória do Palmar, em maio.
O decreto foi assinado pelo governador em exercício, Gabriel Souza. Na última semana, o Ministério da Agricultura orientou os estados a declararem emergência zoossanitária em decorrência do aumento de casos de gripe aviária.
A medida adotada pelo governo gaúcho permite uma resposta mais rápida em casos suspeitos da doença. Entre elas, a contratação de novos funcionários, compra de equipamento e o deslocamento de servidores para combater a influenza aviária.
Segundo o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, o estado de emergência terá vigência de 180 dias, podendo ser prorrogado caso tenha uma piora na situação epidemiológica.
O governo federal declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em maio deste ano. Até o momento, o Ministério da Agricultura registrou 71 casos de gripe aviária, 69 foram detectados em aves silvestres e outros dois em animais para subsistência.
Últimas Notícias

Bragantino engata a quinta, bate Mirassol e cola na liderança do Brasileiro

INSS abre processos contra 12 entidades acusadas de fraudes

Confusão em festa de igreja termina com dois mortos e um ferido após idoso atirar contra o próprio cunhado, no Paraná

ASA anuncia saída de Vinicius Taquini e Otávio após pedido dos atletas

Governo Trump anuncia que pagará US$ 1 mil a imigrantes ilegais que deixarem o país por iniciativa própria
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa de 71 anos de Feira Grande
