Laudo confirma que curto-circuito em ventilador causou incêndio que matou 4 crianças, em Canapi

Por Redação com TNH1 19/07/2023 18h06
Por Redação com TNH1 19/07/2023 18h06
Laudo confirma que curto-circuito em ventilador causou incêndio que matou 4 crianças, em Canapi
Incêndio na capital - Foto: Reprodução/TV Pajuçara

O laudo técnico sobre o incêndio que provocou a morte trágica de quatro crianças carbonizadas dentro do quarto de uma casa no município de Canapi, no dia 14 de maio deste ano, já foi concluído pelo Instituto de Criminalística e repassado para a Polícia Civil (PC), responsável pelo inquérito do caso. O resultado dos exames mostrou que o fogo começou no motor do ventilador que estava no cômodo onde as vítimas dormiam naquela madrugada. A PC agora deve concluir a investigação e confirmar que o incêndio foi acidental.

A equipe responsável pela perícia fez a análise dos materiais incendiados e verificou que a bobina do motor do ventilador, deixado em cima da mesa, apresentou curto-circuito, causa mais provável do fogo. Não foram encontrados sinais de curto-circuito nos condutores elétricos do quarto, apesar de ter sido constatada uma possível sobrecarga na tomada destruída pelo fogo, já que havia uma fonte de televisão e um aparelho de TV Box no local.

Ainda de acordo com a análise da perícia, a porta sanfonada de PVC do banheiro social, móveis e objetos que estavam dentro do quarto das vítimas, onde o fogo teve início, foram atingidos pelas chamas. O incêndio foi considerado parcial em todo o imóvel, porém total no quarto das crianças. Inclusive, no cômodo onde elas estavam tinham materiais inflamáveis como colchões, tecidos sintéticos, e plásticos, o que acelerou a propagação do incêndio.

"O laudo é conclusivo e muito bem feito. O resultado desse laudo mostrou o foco de incêndio e as condições do imóvel. Quando estivemos no local no dia, foi constatado o provável foco das chamas, que teria começado em um ventilador. Posteriormente, o Instituto de Criminalística (IC), através dos elementos periciais, ratificou o que causou o incêndio e ainda indicou outros elementos propagadores das chamas. Esses elementos de potencialização são encontrados em todas residências, como, por exemplo, materiais de PVC, cama, armários e etc. Esses materiais fizeram com que as chamas se alastrassem de forma rápida e, infelizmente, causaram essa tragédia com as crianças", disse o delegado Daniel Mayer, responsável pelas investigações, em entrevista.

O caso - Quatro crianças foram encontradas mortas na madrugada do dia 14 de maio deste ano, data do Dia das Mães, após incêndio dentro de uma casa no município de Canapi, no Sertão do Estado. Segundo testemunhas, os corpos estavam carbonizados e o fogo teria começado após um problema elétrico no ventilador, que estava no quarto onde as vítimas dormiam. A Polícia deu início à investigação.

Duas crianças eram filhas dos proprietários da residência, enquanto as outras duas eram filhas de pastores evangélicos, vizinhos do imóvel. A suspeita foi de que o eletrodoméstico causou as chamas, que rapidamente se alastraram para os colchões onde as vítimas estavam dormindo. Os outros moradores da casa ainda teriam arrombado a porta num ato de desespero, mas teriam encontrado as crianças já sem vida e abraçadas.

A Prefeitura de Canapi, à época, decretou luto de três dias pela morte das quatro crianças.