Hemoal Arapiraca suspende coleta de sangue neste sábado (15)

Por redação com assessoria 14/07/2023 18h06
Por redação com assessoria 14/07/2023 18h06
Hemoal Arapiraca suspende coleta de sangue neste sábado (15)
Doação de sangue - Foto: Carla Cleto

Devido à realização de uma manutenção predial, a Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá suspender o funcionamento da coleta de sangue neste sábado (15). A sede está localizada no bairro Eldorado, próximo à Escola Alternativa. O atendimento será retomado na segunda-feira (17), a partir de 7h.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) salientou que, apesar da suspensão, o Núcleo de Dispensação de Sangue irá funcionar normalmente para fornecer sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais da II Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

As Unidades de Maceió, no Trapiche e Via Expressa, irão funcionar normalmente, das 7h30 às 17h.

Quem pode doar?

Os voluntários que desejem se candidatar à doação de sangue devem ter idade entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 quilos, além de boa saúde. É necessário comparecer ao Hemoal portando um documento de identificação com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis para autorizarem o procedimento.

A portaria do Ministério da Saúde (MS) proíbe a doação de sangue dem pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. As mulheres que estiverem grávidas ou amamentando também ficam impossibilitadas de doar.