Pai de santo é preso por dopar e estuprar jovens no Rio de Janeiro

Por redação com O Globo 14/07/2023 18h06
Por redação com O Globo 14/07/2023 18h06
Pai de santo é preso por dopar e estuprar jovens no Rio de Janeiro
Ao menos duas vítimas foram identificadas; segundo a polícia ele usava ascendência espiritual para enganar e ameaçar - Foto: Reprodução

Cristiano da Conceição, de 51 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira suspeito de estuprar duas crianças, uma de 13 e outra de 11 anos. De acordo com a Polícia Civil, o homem atuava como pai de santo. Ele foi encontrado pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, escondido na Rua Canoaná, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva em aberto, expedido no início de junho pela 1ª Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente.

Segundo o depoimento da vítima de 13 anos, em 19 de dezembro do ano passado, o suspeito teria se aproximado dela em uma praça na Zona Oeste do Rio. Ele teria a convidado para uma casa em Pedra de Guaratiba, com a desculpa de lhe dar assistência espiritual. A menina estava com um amigo na ocasião. Ao chegarem ao local, ela foi estuprada. O crime foi praticado na frente do outro adolescente, de 14 anos. A vítima só foi encontrada pela mãe no dia seguinte, próximo a um shopping de Campo Grande.

As investigações apontam também o estupro de uma criança da família dele, quando esta tinha 11 anos. Na ocasião, ele teria aproveitado a saída da mãe da criança para levá-la ao quarto. Lá, abusou sexualmente da jovem. De acordo com o depoimento da vítima, ele ainda a ameaçou: “Se você contar para alguém, vou fazer uma macumba para matar seus pais”.

Segundo a delegada Mônica Areal, titular da Deam de Nova Iguaçu, responsável pela prisão, Cristiano usava a religião para estuprar adolescentes:

— Com uma usou o pretexto de fazer um trabalho espiritual e tirou a virgindade desta. Outra menina, de 11 anos, foi estuprada, porque a família tinha total confiança nele, por ser o mentor religioso da família — explica.

As investigações começaram em 2021, pela delegacia de 35ª (Campo Grande). Segundo a polícia, testemunhas afirmam que Cristiano é conhecido e respeitado por muitos na região. As famílias das jovens relatam, conforme indica a Polícia Civil, que ele já pratica abusos há anos.

— As vítimas, se possível, devem denunciar. Com certeza existem outras. Pedimos, então, que você denuncie. Denuncie esse predador sexual. Só é possível a prisão de uma pessoa dessas com a sua denúncia, com a sua colaboração. Vamos proteger nossas meninas, nossos adolescentes, nossas crianças — afirma a delegada.

'Limpeza espiritual'

Em janeiro deste ano, Adriano Fortunato Pereira, de 42 anos, foi preso temporariamente suspeito de estuprar duas adolescentes, de 12 e 14 anos. Segundo as investigações, ele que atuava como pai de santo em um centro espírita no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. Os exames de corpo de delito feitos nas jovens comprovaram as violências sexuais sofridas.

De acordo com o pai das meninas, que fez o registro de ocorrência, André teria se aproveitado de momentos a sós com as jovens para abusar sexualmente das duas. As violências ocorreram mais de uma vez. A prisão foi efetuada pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV). A prisão dele, no entanto, foi substituída por cumprimento de medidas cautelares no mês seguinte. O processo tramita em segredo de justiça na 1ª Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente.

Há pouco mais de dois anos, Mário Luiz da Silva, conhecido como Pai Mário, de 53 anos, também foi preso pelo mesmo crime. Líder espiritual do Centro Espírita Ilê Adora Oboluae Ajubero, em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste do Rio, ele era suspeito de abusar sexualmente de pelo menos cinco mulheres. Como desculpa, alegava ser para promover uma “limpeza espiritual” nas vítimas.