Padre suspeito de participar de estupro é preso no Sertão pernambucano

Por Redação com agências 14/07/2023 13h01 - Atualizado em 14/07/2023 14h02
Por Redação com agências 14/07/2023 13h01 Atualizado em 14/07/2023 14h02
Padre suspeito de participar de estupro é preso no Sertão pernambucano
Padre preso - Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (14), o padre Airton Freire, de 63 anos, foi preso em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Ele é suspeito de orquestrar o estupro contra a personal stylist Sílvia Tavares. O crime teria acontecido em agosto de 2022.

Na denúncia, a mulher afirma que o motorista e segurança do padre, Jailson Leonardo da Silva, de 36 anos, a forçou a ter uma relação sexual com ele a pedido do religioso, que presenciava a cena enquanto se masturbava. Segundo a vítima, tudo aconteceu dentro do terreno da Fundação Terra, fundada pelo padre.

Sílvia e Airton se conheceram em 2019, enquanto ela buscava ajuda para um tratamento contra a depressão. Desde então, a relação dos dois se tornou mais próxima. Ela o chamava de “padinho” e ele a chamava por “princesa”. O padre nega as acusações.

"O padre jamais estimulou ou insuflou movimentos, de modo a não causar comoção social ou desordem pública e agiu de boa fé ao concordar em se apresentar espontaneamente à Justiça após a decretação da prisão, sem criar mecanismos de retardamento do cumprimento da ordem legal", afirma a nota dos advogados Mariana Carvalho e Marcelo Leal.Ainda de acordo com a defesa, desde que se afastou das funções eclesiásticas e da presidência da Fundação Terra, o sacerdote estava isolado em sua residência, "de forma a não interferir nas investigações".

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) conduzem a investigação.