Em seis meses, mais de 240 denúncias de maus-tratos a idosos foram verificadas Polícia
Em seis meses, a Secretaria de Estado da Segurança Pública realizou 242 visitas comunitárias pelo Programa Pessoa Idosa Protegida, o encaminhamento das equipes aos locais é feito após denúncias recebidas pelos número 181.
Conforme a SSP Alagoas, parte das denúncias foi averiguada durante grandes operações desencadeadas pela Secretaria, como a que foi realizada no encerramento da campanha Junho Violeta, visando à conscientização e prevenção à violência contra os idosos.
No total, três prisões por situações de maus-tratos e abandono também foram registradas, sendo duas em Maceió e uma em Craíbas. Entre as prisões, estão a de um homem que tentou matar a mãe, após uma discussão e de outro que agredia a própria mãe e a obrigava a entregar o salário.
Entre os resgates de pessoas em situação de vulnerabilidade, está o flagrante de um homem de 87 anos com várias lesões pelo corpo, debilitado, não falava e que vivia confinado em cima de uma cama úmida e com roupas imundas dentro de uma casa do Barro Duro, em Maceió. O fato foi registrado em janeiro deste ano, quando as equipes também encontraram um idoso sem condições dignas de sobrevivência no Vale do Reginaldo, também na capital alagoana.
Os casos mais recentes foram registrados no bairro Cidade Universitária e em Guaxuma. Na primeira localidade, uma senhora de 60 anos foi encontrada com o olho roxo e um sangramento no nariz. Ela foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche da Barra, por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar. No Litoral Norte, a idosa de 72 anos vivia em um colchão no chão da casa, sem as condições ideais de higiene, além de apresentar quadro de desnutrição grave e caquética. Ela foi levada para um abrigo.
De acordo com o chefe de Prevenção da SSP, major Iran Rêgo, todos os casos continuam sendo acompanhados pela pasta, que também encaminha a situação para os Centros de Referência em Assistência Social (Creas) de cada região. “Tem sido um trabalho conjunto de grande valia em prol dos idosos que por muitas vezes são esquecidos pelos próprios filhos. Também sempre estamos dando o apoio necessário às equipes dos Creas e ainda contamos com o auxílio dos abrigos que acolhem os necessitados e mantêm os cuidados básicos”, afirmou ele.
O major Iran também reforçou o apoio da população que tem denunciado os casos. “Todos têm um papel fundamental e as pessoas que denunciam as situações de maus-tratos são muito importantes. Elas estão próximas dos casos e nem sempre conseguem agir de forma individual junto aos desprotegidos. Estamos sempre atentos à demanda que chega pelo Disque-denúncia e continuaremos firme o trabalho de cuidar de todos”, concluiu o chefe de Prevenção.
Últimas Notícias
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no Brasil
Rato é flagrado pegando 'carona' na garupa de motocicleta no Ceará: 'Ratatouille sem capacete'
PM apreende entorpecentes e cumpre mandados de prisão na Região Metropolitana
Colisão entre moto e carro deixa pessoa ferida em Arapiraca
Ministério Público instaura procedimento para cobrar cumprimento de meta de creches e pré-escolas em três municípios de Alagoas
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes

