Maior especialista no Titanic, morto no submersível Titan, disse que implosão seria 'boa maneira de partir'
O especialista francês no Titanic, Paul-Henri Nargeolet, que morreu na tragédia do submersível Titan, da empresa OceanGate, disse estar bem ciente dos riscos de mergulhar rumo ao famoso naufrágio e até considerou uma implosão uma "boa maneira de partir". O francês foi um dos cinco tripulantes mortos na embarcação, que desapareceu em 18 de junho e acabou implodindo.
Patrick Lahey, presidente da Triton Submarines, disse à "New Yorker" que alertara o seu amigo para não participar de expedições lideradas pela empresa, cujo CEO, Stockton Rush, supostamente ignorou os avisos generalizados sobre a falta de segurança e construção do submersível turístico de alto-mar.
"Tive uma conversa com PH apenas alguns meses atrás", disse Lahey à revista, referindo-se a Nargeolet pelo apelido.
"Eu disse: 'PH, você legitima o que esse cara está fazendo. É um endosso tácito. E, pior do que isso, acho que ele está usando seu envolvimento com o projeto e sua presença no site como uma forma de atrair as pessoas para isso'", comentou.
Nargeolet, 77 anos, respondeu que era um viúvo idoso e que "se tivesse que partir, seria uma boa maneira. Instantânea", referindo-se a uma implosão, que aconteceria tão rápido que ele não saberia que morreu.
O explorador francês e ex-oficial da Marinha esteve no naufrágio do Titanic, a 3.800 metros de profundidade, no Atlântico Norte, mais de 30 vezes, e embarcou no submersível da OceanGate inúmeras vezes durante viagens turísticas.
"Eu disse: 'OK, então você está pronto para morrer? É isso, PH?'", Lahey lembrou à "New Yorker". "E ele disse: 'Não, não, mas acho que, talvez se eu estiver lá, possa ajudá-los a evitar uma tragédia'. Mas, em vez disso, ele se viu bem no centro de uma tragédia. E ele não merecia ir desse jeito. Adorava PH Nargeolet. Ele era um ser humano brilhante e alguém que tive o privilégio de conhecer por quase 25 anos, e acho que é uma maneira tremendamente triste para ele ter acabado com sua vida", finalizou.
Últimas Notícias
Homens são presos por receptação de motocicleta furtada em Arapiraca
Com ciúmes do marido, mulher é detida por usar faca para ameaçar rival dentro de restaurante em Arapiraca
Juíza da 7ª Vara da Família de Arapiraca, Ana Raquel, morre durante viagem
Homem é detido com moto furtada em Arapiraca; veículo estava escondido em lava-jato
Nenhuma mulher morreu durante operação no Rio, diz Polícia Civil
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

