Ação integrada resgata idosa de 72 anos em situação de abandono em Maceió

Dentro do mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, uma força-tarefa coordenada pelo Programa Pessoa Idosa Protegida, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), conseguiu resgatar uma senhora de 72 anos que vivia em situação de abandono no bairro de Guaxuma, no Litoral Norte de Maceió. A ação integrada foi registrada na manhã desta segunda-feira (26).
O resgate ocorreu após uma visita realizada por equipes da Unidade de Saúde da Família e do Centro de Referência de Assistência Social, que atendem à região do conjunto Alto da Boa Vista. Durante a ida ao local, especialistas verificaram que a mulher vivia em um colchão no chão da casa, sem as condições ideais de higiene, além de apresentar quadro de desnutrição grave e caquética.
Após ser informada sobre a situação constatada, a Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção, que coordena o Programa, acionou a Base Comunitária do Jacintinho, que pertencente ao Batalhão de Polícia de Eventos (responsável pelo policiamento na região), e com o apoio da Diretoria de Saúde da PM conseguiu fazer o encaminhamento da idosa para o Lar Santo Antônio de Pádua, localizado no Village Campestre.
De acordo com o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, tenente Alex Acioli, durante a ação integrada não houve responsabilização pela situação da mulher, pois no local havia apenas um neto, que é paciente com transtornos psiquiátricos.
“Os cartões bancário e de benefício da idosa, que segundo a equipes da Saúde eram administrados por uma neta dela que mora em Jacarecica, foram recolhidos e entregues ao abrigo, para que se possa aplicar o valor em melhorias de condições de vida da senhora. O neto vai ficar sob os cuidados de uma vizinha e o Creas da Jatiúca irá fazer o acompanhamento da situação”, afirmou ele, destacando também a importância da campanha de conscientização reforçada este mês.
“Estamos no Junho Violeta, que é o mês de conscientização e prevenção à violência contra a pessoa idosa. A ação conjunta reforça o apelo para os cuidados que devemos ter com nossos idosos de modo geral, pois sabemos que o avançar da idade torna a pessoa mais vulnerável; mais frágil. Eles merecem mais dignidade, respeito e atenção. Casos de maus-tratos e abandono podem ser informados através do Disque-denúncia – 181 - que estaremos atentos para atender a demanda e buscar uma solução para o problema”, concluiu.
Últimas Notícias

Homem é assassinado com quatro tiros em escadaria de grota em Maceió

Alagoas é o 1º do Nordeste e 5º do país em redução da desigualdade de renda

Sentindo dores no peito e com quadro convulsivo, homem é socorrido por bombeiros em Arapiraca

VÍDEO: Colisão de carro contra poste deixa motorista ferido em avenida de Maceió

Bayern de Munique massacra o Auckland com goleada histórica de 10 a 0 na estreia do Mundial
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Hotel Maria Araújo chega em Arapiraca e oferece novo conceito em hospedagem
