Mulher encontra por acaso dente de mastodonte em praia na Califórnia

Por redação com Galileu 02/06/2023 19h07
Por redação com Galileu 02/06/2023 19h07
Mulher encontra por acaso dente de mastodonte em praia na Califórnia
Dente de mastodonte encontrado em praia na Califórnia - Foto: Reprodução Instagram/@pacificpaleontology

O que era para ser uma simples caminhada na praia para Jennifer Schuch se transformou na descoberta de um fóssil. Segundo reportagem da agência de notícias Associated Press (AP), Schuch aproveitou o feriado do Memorial Day, no último dia 29 de maio, para visitar a foz do riacho Aptos Creek, na praia de Rio Del Mar, na Califórnia.

“Eu estava de um lado do riacho e uma senhora estava falando comigo do outro lado e ela disse o que é isso aos seus pés?”, contou Schuh à agência. “Parecia meio estranho, quase queimado.” Não entendendo o que era, a mulher resolveu tirar uma foto do objeto e publicar no Facebook. A foto mostrava o objeto de meio metro que parecia um pedaço de madeira flutuante.

A postagem foi compartilhada e um consultor de coleções de paleontologia do Museu de História Natural de Santa Cruz chamado Wayne Thompson conseguiu identificar o que era. “Essa é uma descoberta extremamente importante”, escreveu Thompson, e pediu a Schuch que ligasse para ele.

Segundo Thompson, tratava-se de um molar desgastado de um mastodonte adulto do Pacifíco, uma espécie extinta semelhante a um elefante. Com intuito de resgatar o dente, o especialista voltou à praia, mas não encontrou o objeto.

Então, Thompson optou por enviar um pedido no Instagram buscando auxílio para encontrar o artefato. O apelo ganhou visualização de mídias internacionais e, em apenas alguns dias, a resposta veio.

Na terça-feira (30), Jim Smith comunicou que enquanto andava no riacho de Aptos encontrou o dente. “Fiquei muito feliz em receber aquela ligação”, comenta à AP Liz Broughton, gerente de experiência do visitante do museu. “Jim nos disse que havia tropeçado nele durante uma de suas corridas regulares ao longo da praia, mas não tinha certeza do que havia encontrado até ver uma foto do dente no noticiário.”

“Podemos dizer com segurança que esse espécime teria menos de 1 milhão de anos, o que é relativamente 'novo' pelos padrões fósseis”, comentou Broughton à AP por e-mail. Segundo ela, não é incomum que tempestades de inverno revelem fósseis.