Bebê de 1 ano morre na UPA de Palmeira dos Índios e família aponta negligência médica; prefeito diz que caso será apurado
Na tarde desta quarta-feira (21), uma bebê de 1 ano morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios e a família de Maria Ísis acredita que houve negligência médica.
De acordo com os parentes, a criança foi levada para a UPA por três dias seguidos, recebendo diferentes diagnósticos e medicações nas ocasiões. Durante o período, ela chegou a ter febre e convulsão.
Em publicação no site oficial da Prefeitura de Palmeira dos Índios, o prefeito Júlio Cezar lamentou a morte e afirmou que a Corregedoria Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde e a gestão da UPA irão investigar a conduta médica no prazo de 15 dias. Ele também pediu o laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para que a morte seja apurada pela Polícia Científica (leia na íntegra ao final da matéria).
“Não podemos classificar como algo normal, porque houve um óbito de uma criança. Quais os procedimentos? Foram pedidos exames laboratoriais? Exames de imagem? Que tipo de protocolo os profissionais seguiram? Precisamos apurar as responsabilidades e buscar respostas para a família, aos pais que choram a morte de um filho e à sociedade. Lamento, profundamente, o ocorrido e vamos prestar todo apoio à família”, disse o prefeito.
A mãe de Maria Ísis relatou que a criança estava vomitando e a equipe médica prescreveu uma medicação na segunda-feira (29).
Na terça-feira (30), a criança apresentou febre alta e foi novamente medicada. De acordo com os profissionais, ela estava gripada e o pediatra plantonista teria afirmado que o vômito do dia anterior se tratava de uma secreção.
No dia seguinte, a bebê melhorou ao receber oxigênio e teve uma convulsão algum tempo depois. Segundo a mãe, remédios como diazepam foram recomendados e soro foi administrado. O quadro evoluiu para o óbito depois que a criança ficou "roxa" e os profissionais deram mais medicamentos.
A família não quer que o corpo de Maria Ísis seja levado para o SVO, que fica em Maceió, pois deseja fazer o velório o mais rápido possível.
Leia a nota da Prefeitura de Palmeira dos Índios:Prefeito lamenta morte de criança, determina investigação de conduta médica e pede laudo do SVO
O prefeito Júlio Cezar determinou na noite desta quarta-feira (31) que a Corregedoria Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) apurem, no prazo de 15 dias, as causas que levaram a óbito uma criança que, desde a última segunda-feira (29), deu diversas entradas na Pediatria 24h. A sindicância vai avaliar, inicialmente, a conduta dos profissionais, com base nos protocolos e o laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO).
A criança, menor de idade e residente do bairro Vila Maria, deu entrada na UPA nos últimos dois dias, segunda-feira (29) e terça-feira (30), com quadro febril e tosse. Na manhã desta quarta-feira (31), a criança voltou à Pediatria 24h, sem febre, mas apresentou quadro convulsivo e, após um período, desconforto respiratório, quando não resistiu e faleceu.
A equipe médica da Pediatria 24h informou à família que seria necessário passar pelo SVO para que o óbito seja investigado pela perícia forense. A direção médica conversou com a família, repassou todo os procedimentos anotados no prontuário e explicou a importância de investigar a morte.
“Não podemos classificar como algo normal, porque houve um óbito de uma criança. Quais os procedimentos? Foram pedidos exames laboratoriais? Exames de imagem? Que tipo de protocolo os profissionais seguiram? Precisamos apurar as responsabilidades e buscar respostas para a família, aos pais que choram a morte de um filho e à sociedade. Lamento, profundamente, o ocorrido e vamos prestar todo apoio à família”, cobrou o prefeito Júlio Cezar.
O secretário de Saúde Jânio Marques e a Adjunta Alba Fontes estiveram na Unidade de Pronto Atendimento, conversaram com a direção do serviço, o o diretor médico, entre outros profissionais da Pediatria 24h.
Últimas Notícias
Tarcísio reforça candidatura à reeleição em São Paulo e visita Bolsonaro na quinta (29)
Águia confirma falecimento de Ronan Tyezer, técnico do sub-20
Torcida do Alianza Lima agride Guerrero e Advíncula, diz imprensa do país
IMA/AL e Sesau alertam: tatupeba pode transmitir a hanseníase
Wiomar Santana será o árbitro do Clássico das Multidões
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes

