Você sabe converter um arquivo Word para PDF? Descubra como fazer isso aqui

29/05/2023 10h10
29/05/2023 10h10
Você sabe converter um arquivo Word para PDF? Descubra como fazer isso aqui
O nome PDF significa Portable Document Format, e foi criado pela Adobe Systems no início dos anos 90 - Foto: Divulgação

Qualquer usuário já ouviu falar nos arquivos PDF, porque a Internet tem muitos desses arquivos espalhados em vários setores como manuais, livros digitais, documentos oficiais do Governo e muito mais. Mas você já parou para pensar o que é um PDF e conhecer um pouco da sua história?

A história do PDF


O nome PDF significa Portable Document Format, e foi criado pela Adobe Systems no início dos anos 90, mais precisamente em 1993, para criar um formato universal de leitura e criação de documentos que fosse sinérgico com todos os dispositivos existentes na altura. Naquela época não existiam smartphones e os dispositivos eram sistemas operacionais como Windows, Linux e também computadores Mac.

Com esta criação, não existia a perda de fontes de letra, formatação ou documentos diferentes em vários sistemas operacionais.

Foi assim que nasceu o PDF, que se tornou popular por criar uma forma transparente de comunicação entre todas as partes interessadas.

Em que setores são usados os arquivos PDf?


Hoje, com o avanço da tecnologia, os arquivos PDF continuam sendo uma opção transversal, confiável e amplamente utilizada para compartilhar informações e documentos importantes, devido à sua portabilidade, segurança e capacidade de preservar a integridade do conteúdo.

Existem vários setores no Brasil e no mundo que precisam de usar arquivos PDF, alguns você pode até nem imaginar.

O setor educacional é talvez o mais conhecido, existindo instituições de ensino que compartilham materiais didáticos, apostilas, livros e outros arquivos em PDF, para facilitar o acesso dos seus alunos e professores a todas as informações.

Já no setor jurídico, os arquivos PDF são amplamente usados como documentos legais, petições, contratos formais, decisões judicias, informações técnicas e muito mais. A integridade do arquivo PDF é um fator chave nesse setor, e inclusive alguns arquivos podem conter uma assinatura digital, evitando assim a sua impressão, contendo apenas as informações digitais de quem assina.

Na saúde os PDF são usados para muita coisa, como prontuários médicos, receitas, exames, relatórios e informações internas aos médicos ou enfermeiros, garantindo a conexão entre o setor da saúde, tão crítico nos dias de hoje.

Já o setor público brasileiro faz uso dos arquivos PDF para publicação de editais, documentos oficiais, formulários e relatórios, garantindo a preservação do conteúdo original e facilita o acesso aos documentos por parte dos cidadãos.

Outros setores, como o financeiro ou o de arquitetura e engenharia, podem também criar arquivos PDF e usar eles em seus trabalhos profissionais.

Assim, como você pode ver, existem inúmeras formas de você usar um arquivo PDF em seu dia a dia.

Converter Word para PDF

Quando você vê arquivos criados para vários setores, há sempre a pergunta lógica: como esse arquivo foi criado?

A maioria deles são criados com recurso à transformação de um arquivo PDF em Word, e se você quer saber como transformar PDF em Word, acredite que é mais fácil do que você pode imaginar.

Em primeiro lugar, vamos escolher a ferramenta que realmente torna tudo isso fácil, o SmallPDF.

Ao entrar no site, ele tem várias opções como juntar arquivos PDF, comprimir arquivos e uma das opções é o converter do Word para o PDF.

Assim, após você ter seu arquivo criado, basta entrar no site e selecionar ele.


Quando você faz a sua seleção, o serviço de conversão vai analisar o seu documento e converter ele para um formato PDF, preservando suas fontes, imagens e texto da mesma forma que eles aparecem no seu documento do Word.

Em seguida, você pode fazer o download do seu arquivo e ele já está convertido, de forma bem fácil e intuitiva, sem instalar qualquer software.

Vale a pena lembrar que se você tiver algum sistema Cloud como o Dropbox ou o Google Drive, pode enviar seu arquivo diretamente dessas plataformas, tornando todo o processo ainda mais simples.

O futuro dos arquivos PDF


O futuro dos arquivos PDF parece promissor, e o principal motivo para isso é que eles continuam a ser amplamente utilizados e evoluem constantemente para atender às necessidades tecnológicas atuais que estão em constante mudança. Com o avanço da tecnologia, podemos esperar recursos mais avançados, como maior interatividade, suporte a mídia incorporada e melhor acessibilidade. A integração de recursos de segurança aprimorados também é uma tendência, visando proteger a integridade e a confidencialidade dos documentos. Além disso, com o aumento do uso de dispositivos móveis e a demanda por mobilidade, é provável que vejamos um foco maior na adaptação e otimização dos arquivos PDF para diferentes plataformas e tamanhos de tela. No geral, os arquivos PDF continuarão a ser uma ferramenta essencial para a troca de informações, facilitando a comunicação, o compartilhamento de documentos e a preservação da formatação original.