Gilmar Mendes, do STF, libera exibição do Linha Direta sobre o caso Henry Borel

O ministro do STF - Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes derrubou a censura imposta por uma juíza do Rio de Janeiro que tinha proibido a exibição do programa Linha Direta desta quinta-feira (18) sobre a morte do menino Henry Borel, em 2021.
A decisão da juíza Elizabeth Machado Louro de suspender o programa atendeu a um pedido da defesa do ex-vereador Jairinho, acusado de ter matado o menino. A mãe da criança, Monique Medeiros, foi apontada como cúmplice do crime. Os dois irão a júri popular.
Na decisão de quarta-feira (17), o ministro Gilmar Mendes disse que a magistrada, da área criminal, não tem competência para analisar o caso e classificou como censura impedir a exibição do programa. O ministro reforçou que o STF - Supremo Tribunal Federal tem um entendimento consolidado a favor da liberdade de imprensa.
No documento, Gilmar Mendes afirma que "a liberdade de expressão, enquanto direito fundamental, tem, sobretudo, um caráter de pretensão a que o Estado não exerça censura. Daí porque, ressalvados os discursos violentos ou manifestamente criminosos, não é o Estado que deve estabelecer quais as opiniões ou manifestações que merecem ser tidas como válidas ou aceitáveis. Em um regime democrático, essa tarefa caberá, antes, ao público a que essas exibições se dirigem, devendo o Estado se abster de condutas que causem embaraços ao livre debate de ideias e ao pluralismo de opiniões, elementos que se alicerçam na liberdade de imprensa”.
Últimas Notícias

Lady Gaga planeja retorno ao Brasil em 2026 para novos shows, diz site

ASA domina Juazeirense em Arapiraca e encerra primeira fase da Série D com goleada

Homem é preso por tráfico de drogas após tentar fugir da polícia em Arapiraca

Polícia Militar apreende armas de fogo e munições em acampamento clandestino de caça, em Alagoas

Clientes e funcionários se envolvem em briga em bar de Maceió
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
