Após sucesso de público, Festival do Camarão se consolida no calendário de Arapiraca

Por Assessoria 17/05/2023 16h04
Por Assessoria 17/05/2023 16h04
Após sucesso de público, Festival do Camarão se consolida no calendário de Arapiraca
1º Festival do Camarão de Arapiraca - Foto: Josival Meneses/Já é Notícia

O 1º Festival do Camarão foi um grande sucesso. Promovido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a feira vendeu mais de 2 mil pratos em que a proteína era o principal ingrediente e garantiu uma nova edição.

Além de proporcionar uma experiência gastronômica única na região, o evento trouxe preparos com camarão a um custo acessível e impulsionou o comércio local da iguaria. O festival também atingiu um dos objetivos iniciais, que era incluir a proteína no cardápio de restaurantes que antes não tinham.

“A gente começou a sentir que tem que aproximar o produtor rural do mercado. Uma das formas seria fazer com que lanchonetes, bares e restaurantes adotassem no seu cardápio o camarão, o que na nossa região não é normal […] Quem geralmente trabalha com carne de boi, de carneiro ou frango dificilmente vai colocá-lo no seu cardápio”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hibernon Cavalcante.

A feira foi promovida em parceria com o Sebrae, nos dias 27 e 28 de abril, e contou com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação dos Criadores de Camarão de Alagoas (ACCAL) e Camal Soluções Aquícolas.

A programação contou com música ao vivo, feira de artesanato, cachaças e a venda do camarão in natura.

Não para por aí


Com o sucesso do lançamento, o Festival já garantiu uma segunda edição, que acontece em 2024. No mesmo ano, ocorre também a terceira edição do Seminário de Carcinicultura, que tem como objetivo fortalecer ainda mais a produção de camarão na região do Agreste.

O secretário se mostrou animado com o futuro do projeto e destacou que o sucesso foi ainda maior que o esperado. “Esse festival aproximou quem produz, quem transforma essa proteína nobre em alimentação, que são os bares, restaurantes e similares, e o público, que somos nós. Daí então, nós superamos todas as expectativas que tínhamos com o evento”, comemorou.