Samu capacita profissionais da Base Descentralizada de São Miguel dos Campos

A Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas promoveu, nesta quarta-feira (10), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) Itinerante, capacitação para os profissionais que atuam na Base Descentralizada de São Miguel dos Campos. Durante o evento, que ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tabelião José Luiz de Andrade Jatobá, estiveram em destaque os novos protocolos e procedimentos sobre urgência, emergência e regulação médica.
O principal objetivo da educação permanente é atualizar os conhecimentos socorristas que fazem parte das bases descentralizadas do interior do estado, por meio de aulas teóricas e práticas. Com essa medida, a coordenação do Samu busca a excelência nos atendimentos prestados à população alagoana.
Para que isso ocorra, são discutidos os procedimentos e protocolos que os socorristas aplicam diariamente nas ocorrências, a exemplo da segurança na cena, ou seja, como deve ser sinalizada a ambulância no local da ocorrência. Também são abordados temas como o Suporte Básico de Vida (SBV) em crianças e adultos, bem como o conjunto de procedimentos aplicados no dia a dia e que têm como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de parada cardiorrespiratória.
O treinamento também abordou procedimentos relacionados à restrição de movimentos de vítima com politraumatismo, que ocorre nos casos de retirada de capacete, o uso de colar cervical, o pranchamento, além de técnicas e princípios que devem ser respeitados para que os atendimentos cumpram com os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde (MS), sejam eles relativos à urgência e emergência, como as regulações médicas, cuidados, riscos e condutas dos profissionais.
Para o coordenador do Samu Maceió, médio Jhonat Silva, o Projeto NEP Itinerante é uma ferramenta fundamental para atualização dos conhecimentos dos socorristas das bases descentralizadas. "Por meio desta iniciativa discutem-se os principais fluxos de funcionamento para o atendimento das ocorrências, que são, muitas vezes, específicos para cada região. Com isso, passamos a ter alternativas de solução para melhorar, ainda mais, a qualidade do serviço que o Samu oferece à população", destacou.
Atualização
Atualizar os conhecimentos é fundamental. Todo profissional deve se aperfeiçoar naquilo que faz, seja em qualquer área que ele atue, e a da saúde não é diferente, conforme destacou o coordenador do NEP do Samu Maceió, médico Jordiran Soares. "Por isso, periodicamente, os protocolos e procedimentos mudam e é preciso que os socorristas estejam atentos a esse novo conhecimento, objetivando que o atendimento seja o melhor possível e reduza, ao máximo, as sequelas de uma vítima", destacou.
De acordo com a coordenadora da Base Descentralizada de São Miguel dos Campos, enfermeira Elcana Santos de Lima, atualizar os conhecimentos é muito importante e representa uma iniciativa sempre bem-vinda. "Espero que essa ação seja uma constante e com mais frequência, porque nos fortalece de conhecimento e é muito bom tirar as dúvidas sobre as ocorrências", frisou.
Para a técnica de enfermagem da Base Descentralizada de São Miguel dos Campos, Maria Vanessa Ferreira dos Santos, a atualização dos conhecimentos e a aproximação da Coordenação do Samu com as bases descentralizadas é muito importante. "Isso porque existem ocorrências que precisamos tomar uma decisão mais firme e temos que ter certeza de que é a mais acertada. Daí a importância do NEP Itinerante, que tira as nossas dúvidas", destacou.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
