MPF cobra explicações do Telegram após mensagem que associa PL das Fake News à censura
A Procuradoria da República em São Paulo deu dez dias para o Telegram explicar a mensagem contra o Projeto de Lei nº 2630/2020, o PL das Fake News, enviada mais cedo para milhões usuários.
O aplicativo precisa dizer quem foi o responsável pela redação do texto e pelo impulsionamento dele. A ideia é identificar individualmente os envolvidos.
A empresa também deve esclarecer os critérios usados para impulsionar conteúdos sem relação com atualizações técnicas ou recursos disponíveis na plataforma.
O Ministério Público Federal em São Paulo questiona ainda o alcance da mensagem. O texto, segundo o documento, parecer ter sido encaminhado para todos os usuários do Telegram e não apenas os inscritos no canal de notificações.
O Telegram foi notificado em um inquérito civil, aberto em 2021, que se debruça sobre as iniciativas das principais plataformas de redes sociais e aplicativos de mensagem para conter o compartilhamento de conteúdos falsos e de ódio.
A mensagem disparada pelo Telegram é mais um capítulo da reação das big techs ao PL das Fake News. A Google também divulgou um manifesto contra o projeto de lei em sua página inicial.
A votação do texto foi adiada pela Câmara dos Deputados. A versão final exige uma ação diligente das redes sociais e aplicativos de mensagem na remoção de publicações que incitem atos antidemocráticos, terrorismo e crimes contra a criança e o adolescente, por exemplo.
Últimas Notícias
Saiba como denunciar crimes e ilícitos eleitorais na pré-campanha
Prefeitos de Alagoas tem até 29 de maio para prestar contas no Programa Nacional de Transparência Pública
AMA lançará oficialmente a Feira dos Municípios Alagoanos 2027 no próximo dia 10 de junho
48 meninas que vão integrar a primeira orquestra sinfônica exclusivamente feminina de Alagoas, em Taquarana, vão fazer a primeira viagem de trem de suas vidas
Emater e Fapeal lançam edital para bolsas de extensão em diversas áreas
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Construtora Ouro Verde lança residencial em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Dia das Mães no Complexo Tarcizo Freire

