Censo educacional do sistema prisional de Alagoas aponta que quase 500 presos são analfabetos

Por redação com G1/AL 02/05/2023 19h07
Por redação com G1/AL 02/05/2023 19h07
Censo educacional do sistema prisional de Alagoas aponta que quase 500 presos são analfabetos
Seris conclui censo educacional no sistema prisional de Alagoas - Foto: Jorge Santos/Seris

O censo educacional das unidades prisionais de Alagoas apontou que 428 presos não sabem ler nem escrever. A população carcerária alagoana é de 4.667 homens e mulheres distribuídos nos seis presídios e penitenciárias em Maceió e no interior, segundo dados da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Dos 428 presos que não sabem ler nem escrever, 305 estão em unidades prisionais na capital e 123, no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.

Segundo a policial penal e gerente de Educação e Cidadania da Seris, Cinthya Moreno, a meta do censo educacional é realizar um diagnóstico do analfabetismo dentro das unidades prisionais e, a partir do resultado obtido, proporcionar o acesso dos presos a projetos como o "Novas Letras", que busca erradicar o analfabetismo no sistema penitenciário alagoano.

“Você tendo um dado concreto de quem são as pessoas analfabetas, de acordo com a pedagogia, você terá um dado preciso e trabalharemos não somente com Programa Novas Letras, mas também o programa de alfabetização forma. Após o resultado do censo, nós iremos identificar o número de analfabetos, e daí, inseri-los dentro do projeto. A nossa meta é grandiosa, buscamos reduzir o número de analfabetos privados de liberdade em Alagoas. Pois acreditamos na transformação da educação”, afirmou a gerente.

O secretário da Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, reforça que a educação é indispensável para a reinserção social.

A coleta de dados foi feita de forma detalhada em todas as unidades prisionais de Alagoas por equipe de pedagogos que aplicou questionário para verificar o nível de alfabetização dos presos.

O levantamento foi realizado nos presídios Feminino Santa Luzia, de Segurança Máxima de Maceió, Cyridião Durval de Oliveira e Silva, do Agreste e as penitenciárias Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira e de Segurança Máxima.

Números de analfabetos por unidade prisional

Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira: população carcerária atualmente de 769 pessoas. Tem 36 analfabetos e 27 analfabetos funcionais.

Cyridião Durval: população carcerária de 471pessoas. Tem 64 analfabetos e 34 analfabetos funcionais.

Presídio Feminino Santa Luzia: 134 mulheres presas. Tem 14 analfabetas e 13 funcionais.

Penitenciária de Segurança Máxima 2 (PENSM2): população carcerária de 1.067 pessoas. Tem 74 analfabetos e 56 analfabetos funcionais.

Penitenciária de Segurança Máxima de Maceió (PENSMM 3): população carcerária de 886 pessoas. Unidade tem 117 analfabetos.