Pérez vence GP do Azerbaijão e se aproxima de Verstappen na tabela

Por redação com GE 30/04/2023 11h11
Por redação com GE 30/04/2023 11h11
Pérez vence GP do Azerbaijão e se aproxima de Verstappen na tabela
Sergio Pérez e RBR comemoram vitória no GP do Azerbaijão e a quarta da equipe em 2023 - Foto: Mark Thompson/Getty Images

Sergio Pérez escreveu seu nome na história do GP do Azerbaijão ao vencer a corrida neste domingo e se tornar o primeiro a triunfar duas vezes no Circuito de Baku, desde a estreia da pista em 2016. O mexicano aproveitou um incidente para assumir a liderança e terminar à frente de Max Verstappen. Pole position, Charles Leclerc chegou em terceiro, conquistando o primeiro pódio da Ferrari em 2023.

Após quatro corridas a diferença entre Verstappen, líder no campeonato e Pérez, vice-líder, vai de 13 para oito pontos. Esta foi a sexta vitória da carreira do piloto da RBR e sua quinta em circuitos de rua. Além de Baku, o mexicano já venceu em Mônaco, Singapura e na Arábia Saudita.

As duas RBRs precisaram de apenas quatro voltas para garantirem a terceira dobradinha de 2023, superando Leclerc sucessivamente. A partir daí, foi só questão de definir qual piloto da equipe austríaca venceria.

Agora, os colegas da equipe austríaca possuem duas vitórias cada: Verstappen no Bahrein e Austrália, e Pérez na Arábia Saudita e Azerbaijão. A RBR, agora com três dobradinhas em 2023, segue absoluta no campeonato de construtores.

Max, líder provisório, se prejudicou com o momento ruim para sua troca de pneus. O holandês foi convocado para os boxes na volta 11, quando Nyck de Vries bateu. Ele retornou em sétimo e, logo em seguida, o safety car entrou na pista e interrompeu os avanços do bicampeão. Verstappen avançou para terceiro e só conseguiu superar Leclerc para garantir a vice-liderança.

As tendências do fim de semana em torno da Ferrari, Aston Martin e Mercedes se confirmaram; a escuderia italiana, pole position da corrida de domingo e da corrida sprint com Leclerc, permaneceu na parte da frente da tabela e subiu ao pódio pela primeira vez no ano, apesar da ineficiência para brigar de frente com a líder RBR.

A Aston Martin deixou de ser co-protagonista e voltou a se ver num duelo com a Mercedes; esta, sem apresentar uma grande evolução apesar da promessa de melhorias para os carros das duas equipes. Alonso, porém, manteve-se como o "melhor do resto" e ainda saiu bem-sucedido de uma briga direta com Carlos Sainz, da Ferrari.

Hamilton fechou o fim de semana como o melhor de sua equipe, sendo o único a chegar ao Q3 na classificação e largando em quinto. O heptacampeão, porém, acabou prejudicado por também ter parado pouco antes do safety car acionado por De Vries e chegou em sexto lugar. George Russell, oitavo, conquistou o ponto extra da volta mais rápida na bandeirada após largar em 11º.

A F1 retorna já no próximo domingo, 7 de maio, com o GP de Miami - a quinta etapa da temporada 2023.