“Maria da Penha vai à escola” levará ações de prevenção a violência doméstica a escolas de Arapiraca

Por redação com assessoria 28/04/2023 19h07
Por redação com assessoria 28/04/2023 19h07
“Maria da Penha vai à escola” levará ações de prevenção a violência doméstica a escolas de Arapiraca
Maria da Penha vai à escola - Foto: Reprodução

Sensibilidade, respeito e formação de caráter!

A transformação da mentalidade é iniciada desde a infância, e os exemplos de atitudes são expostos às crianças para que se possa colocar em prática no dia a dia.

Uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Educação e Esporte e Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Arapiraca, levará às escolas da Rede Municipal de Ensino o projeto “Maria da Penha vai à Escola”, com ações educativas e de prevenção.

O objetivo é o de prevenir os casos de violência doméstica e familiar, e para que isso aconteça, é necessário conhecer e reconhecer em que consiste os abusos contra a mulher, as suas formas mais frequentes de exteriorização, suas consequências e os meios de combatê-los.

As ações serão realizadas em 26 instituições de ensino do município, abrangendo alunos e alunas do 7° ao 9° ano, ou seja, 175 turmas, totalizando 5.850 estudantes.

De acordo com a secretária Fabrícia Galindo, o prefeito Luciano Barbosa irá instituir, através de Lei Municipal, a Semana Maria da Penha nas Escolas, que tem como intuito a prevenção a violência contra mulheres e meninas.

Segundo a Superintendência Municipal de Políticas para Mulher, é importante mostrar aos alunos, alunas e, também, aos educadores as principais formas de violência que são cometidas contra a mulher, desde a física, a psicológica e a sexual, e indicar a todos eles as maneiras de quebrar esse ciclo, além de levar ao conhecimento de cada um os direitos assegurados pela Lei Maria da Penha, a Lei 11.340/2006.

No intuito de propagar o debate, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social se disponibiliza a também colaborar com escolas da Rede Privada de Ensino que manifestarem interesse na abordagem do assunto.

As instituições interessadas poderão entrar em contato através do correio eletrônico [email protected].