Sete municípios da área do 3º BPM não registram crimes violentos há três meses

Por redação com Gazetaweb 23/04/2023 16h04
Por redação com Gazetaweb 23/04/2023 16h04
Sete municípios da área do 3º BPM não registram crimes violentos há três meses
Homicídio em Maceió - Foto: Reprodução

Sete municípios das 15 cidades que o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) tem como área de cobertura não registraram homicídios entre janeiro e março deste ano. É o que aponta o relatório recente de ocorrência de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL).

Os municípios são os seguintes: Campo Grande; Feira Grande; Junqueiro; Limoeiro de Anadia; Olho d’Água Grande; Traipu; Jaramataia; 

No estado, outras 29 cidades também não registraram homicídios: Coqueiro Seco; Santa Luzia do Norte; Branquinha; Chã Preta; Flexeiras; Japaratinga; Jundiá; Mar Vermelho; Maribondo; Pindoba; Santana do Mundaú; Viçosa; Anadia; Belém; Estrela de Alagoas; Minador do Negrão; Paulo Jacinto; Tanque D’Arca; Água Branca; Belo Monte; Carneiros; Dois Riachos; Maravilha; Olho d’Água do Casado; Palestina; Pão de Açúcar; Pariconha; Poço das Trincheiras e São José da Tapera.

Um conjunto de estratégias realizadas pela SSP vem sendo colocado em prática para dar cumprimento a mandados - tanto de prisão quanto de busca e apreensão - em vários pontos do Estado, visando combater diversos crimes, como o de homicídios, e, assim, garantir a tranquilidade da população.

Maceió, capital de Alagoas, acumulou o maior número de homicídios no período: 92. Em seguida, vem Arapiraca, com 19 homicídios. Já União dos Palmares registrou 10 ocorrências e Porto Calvo somou 7 homicídios em dois meses, conforme divulgado.

“Estas informações são geradas com base nos trabalhos do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), através da coleta de dados analisados diariamente. Esses registros são produzidos pelos órgãos da Segurança Pública e inseridos em sistemas informatizados utilizados pelos Órgãos. Os registros provenientes destas consultas são agrupados e, posteriormente, alimentados em um banco de dados para produção de indicadores criminais”, explica a SSP.

O boletim também aponta que Penedo (9), Maragogi (7) e Palmeira dos Índios (5) estão entre as cidades que registraram o maior número de homicídios em janeiro e fevereiro.