Marília: polícia acredita que imagens de autópsia foram captadas de computador de unidade policial

Responsável ainda é procurado

Por Redação com Extra 18/04/2023 10h10 - Atualizado em 18/04/2023 10h10
Por Redação com Extra 18/04/2023 10h10 Atualizado em 18/04/2023 10h10
Marília: polícia acredita que imagens de autópsia foram captadas de computador de unidade policial
Marília Mendonça - Foto: Reprodução/Instagram

O homem de 22 anos preso em Santa Maria, no Distrito Federal, na última segunda-feira, dia 17, por compartilhar fotos do corpo de Marília Mendonça não é também o responsável pelo vazamento. Uma investigação interna, promovida pela Superintendência de Informações e Inteligência Policial da Polícia Civil de Minas Gerais, tem como indícios que as imagens foram captadas de um computador dentro de uma unidade policial. Foi feito um print da tela de um computador interno da corporação.

As linhas de investigação ocorrem em paralelo, afinal, a prática de compartilhamento das imagens da necropsia também configura como crime previsto no Código penal. O homem que foi preso ontem confessou que divulgava as imagens pelo Twitter para conseguir engajamento e foi detido em flagrante.

Como a Polícia Civil do DF chegou ao suspeito

Uma denúncia anônima levou a Polícia Civil do Distrito Federal a identificar o homem de 22 anos suspeito de divulgar as imagens dos corpos dos cantores Marília Mendonça, Gabriel Diniz e Cristiano Araújo, que morreram em acidentes trágicos. Ele foi preso em Santa Maria (DF) nesta segunda-feira. Com base na denúncia, os investigadores conseguiram um mandado de busca e apreensão para vasculhar a casa do suspeito.

Chefiada pelo delegado Eduardo dal Fabbro, a equipe da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) fez investigação com base em fontes abertas da internet. O celular e o computador do suspeito foram confiscados para verificar como ele conseguiu ter acesso às imagens.

Segundo Fabbro, o suspeito é acusado do crime de vilipêndio de cadáver, cuja pena prevista é de 1 a 3 anos de prisão, além de multa. A classificação faz parte do capítulo que trata dos crimes "contra o respeito aos mortes" do Código Penal Brasileiro.

Entenda o caso

Registros fotográficos do laudo de autópsia da cantora Marília Mendonça foram amplamente divulgados nas redes sociais nos últimos dias. O vazamento das imagens, que mostram detalhes do corpo da cantora após o acidente de avião que causou sua morte, causou indignação em fãs, familiares e colegas.

A família da cantora decidiu entrar com uma ação na Justiça para buscar esclarecimentos e requerer uma indenização. As imagens da necropsia da goiana — registradas pelo Instituto Médico Legal em novembro de 2021 — começaram a ser compartilhadas na última quinta-feira (13).