Desacoplamento de adutora afeta fornecimento de água para Piaçabuçu

O abastecimento de Piaçabuçu segue irregular nesta terça-feira (4). É que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa Águas do Sertão verificaram que o desacoplamento da adutora do sistema implantado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), noticiado pela Companhia na segunda-feira (3), foi causado pelo deslocamento de um bloco de ancoragem, estrutura que mantém a tubulação fixa.
Conforme as Empresas constataram, será necessário romper a ancoragem antiga e construir uma nova. Ocorre que, como a confecção da estrutura depende da aquisição de equipamentos e leva em conta o tempo de cura dos materiais, a Casal decidiu reativar seu sistema antigo para retomar o abastecimento para Piaçabuçu o quanto antes.
No entanto, mesmo após efetuar a limpeza da adutora desse sistema, o acúmulo de mexilhões dificultou a filtragem da água bombeada para a ETA, limitando a vazão do líquido tratado. Na tentativa de solucionar esse problema, a Casal vai efetuar, nesta terça-feira (4), descargas na adutora e outras manobras operacionais.
Caminhões pipa
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa Águas do Sertão providenciaram carros-pipa para atender as localidades mais críticas de Piaçabuçu, além de unidades de saúde e outros serviços essenciais. Os veículos já estão percorrendo a cidade.
Novo sistema de abastecimento
O novo sistema de abastecimento de Piaçabuçu foi entregue à Casal e passou a ser operado por ela na quinta-feira, 16 de março de 2023. Desde então, a Companhia vem efetuando ações, ajustes e correções para viabilizar suas atividades.
Alguns desses trabalhos, vale notar, ocasionaram interrupções momentâneas no fornecimento de água para Piaçabuçu, como ajustes de tensão no quadro de comando da captação (segunda-feira, 3 de abril) e a instalação de grade de proteção na bomba submersa dessa estação (dias 25 e 26 de março).
O sistema novo foi implantado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e é composto por uma nova captação de água bruta no Rio São Francisco, localizada no povoado Penedinho; uma nova adutora com 8,9 quilômetros de extensão; e três novos reservatórios apoiados em formato cilíndrico, instalados na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Casal.
Violência contra colaboradores da Casal
Um funcionário da Casal teve o veículo apedrejado ontem (3) por um morador de Piaçabuçu. A ocorrência foi registrada na polícia e o suspeito, encaminhado à delegacia.
A Companhia compreende a insatisfação gerada pela situação atípica do fornecimento de água, mas reforça que a violência contra seus colaboradores não é aceitável nem contribui para resolver o problema. Ademais, a Empresa e seus funcionários trabalham dia e noite para regularizar o abastecimento de Piaçabuçu.
Últimas Notícias

Com nova tecnologia de ponta, Arapiraca reforça cuidado a pessoas com ISTs

Tentativa de chacina deixa dois mortos e vários feridos no Interior do Ceará

VÍDEO: Jacaré que estava perto de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Motorista que retornava de pescaria provoca engavetamento em frente ao shopping, em Arapiraca

VÍDEO: Casal vive momento de romance em cima de capô de carro na Bahia
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
