Unidade AVC do HEA salva vida de paciente de Estrela de Alagoas e comemora 50ª trombólise

Por redação com assessoria 28/03/2023 21h09
Por redação com assessoria 28/03/2023 21h09
Unidade AVC do HEA salva vida de paciente de Estrela de Alagoas e comemora 50ª trombólise
Trabalho no HEA - Foto: Tony Medeiros

Os profissionais da Unidade AVC (Acidente Vascular Cerebral) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, comemoraram, na tarde desta terça-feira (28), a realização da 50ª trombólise. O procedimento utiliza um medicamento chamado trombolítico, que é destinado a dissolver um coágulo no cérebro de um paciente acometido pelo popular derrame.

De acordo com os profissionais, o paciente, de 66 anos, morador do município de Estrela de Alagoas, apresentou sintomas como desvio de rima labial, afasia e diminuição de força. Inicialmente, foi socorrido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, mas, através do aplicativo de telemedicina Join, as equipes forneceram informações para a rede exclusiva de atendimento.

Em seguida, ele foi transferido para a Unidade AVC do HEA. Ao chegar ao HEA, foram realizados exames de imagem e avaliação do paciente, até o caso ser diagnosticado como AVC Isquêmico. Logo após os procedimentos, o paciente apresentou melhoras no déficit motor e no desvio labial.

“São momentos assim que nos fazem trabalhar ainda mais para salvar vidas. Um trabalho em equipe sensacional. A rede de atendimento que envolve o programa AVC Dá Sinais, criado pela Sesau [Secretaria de Estado da Saúde], utiliza o aplicativo Join, que permite à equipe se preparar para receber os pacientes e antecipar o atendimento eficiente. Cada minuto é importante para salvar vidas”, salientou Bárbara Albuquerque, diretora-geral do HEA.

Certificado


Recentemente, o HEA foi reconhecido internacionalmente com o certificado Stroke Ready, pelo tratamento de qualidade dado aos pacientes acometidos por AVC. A certificação é uma iniciativa da Angels Awards e levou em consideração os indicadores de atendimento e o cumprimento de protocolos internacionais feitos pela Unidade de AVC, por meio do Programa AVC Dá Sinais, criado pela Sesau. O Programa Angels Awards é uma iniciativa da Boehringer Ingelheim, que busca qualificar os Centros de Atendimento ao AVC já existentes e auxiliar na implementação de novas unidades.

AVC Dá Sinais


Alagoas foi o primeiro Estado do Brasil a disponibilizar uma rede de cuidados específica para o AVC. Desde 2021, o programa conecta o Samu e várias unidades de saúde pelo telemedicina Join. O aplicativo colabora no compartilhamento de informações e exames médicos entre equipes, agiliza o atendimento e permite um diagnóstico de alta precisão para definição do melhor procedimento médico a ser realizado em cada caso.