Unidade AVC do HEA salva vida de paciente de Estrela de Alagoas e comemora 50ª trombólise

Os profissionais da Unidade AVC (Acidente Vascular Cerebral) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, comemoraram, na tarde desta terça-feira (28), a realização da 50ª trombólise. O procedimento utiliza um medicamento chamado trombolítico, que é destinado a dissolver um coágulo no cérebro de um paciente acometido pelo popular derrame.
De acordo com os profissionais, o paciente, de 66 anos, morador do município de Estrela de Alagoas, apresentou sintomas como desvio de rima labial, afasia e diminuição de força. Inicialmente, foi socorrido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, mas, através do aplicativo de telemedicina Join, as equipes forneceram informações para a rede exclusiva de atendimento.
Em seguida, ele foi transferido para a Unidade AVC do HEA. Ao chegar ao HEA, foram realizados exames de imagem e avaliação do paciente, até o caso ser diagnosticado como AVC Isquêmico. Logo após os procedimentos, o paciente apresentou melhoras no déficit motor e no desvio labial.
“São momentos assim que nos fazem trabalhar ainda mais para salvar vidas. Um trabalho em equipe sensacional. A rede de atendimento que envolve o programa AVC Dá Sinais, criado pela Sesau [Secretaria de Estado da Saúde], utiliza o aplicativo Join, que permite à equipe se preparar para receber os pacientes e antecipar o atendimento eficiente. Cada minuto é importante para salvar vidas”, salientou Bárbara Albuquerque, diretora-geral do HEA.
Certificado
Recentemente, o HEA foi reconhecido internacionalmente com o certificado Stroke Ready, pelo tratamento de qualidade dado aos pacientes acometidos por AVC. A certificação é uma iniciativa da Angels Awards e levou em consideração os indicadores de atendimento e o cumprimento de protocolos internacionais feitos pela Unidade de AVC, por meio do Programa AVC Dá Sinais, criado pela Sesau. O Programa Angels Awards é uma iniciativa da Boehringer Ingelheim, que busca qualificar os Centros de Atendimento ao AVC já existentes e auxiliar na implementação de novas unidades.
AVC Dá Sinais
Alagoas foi o primeiro Estado do Brasil a disponibilizar uma rede de cuidados específica para o AVC. Desde 2021, o programa conecta o Samu e várias unidades de saúde pelo telemedicina Join. O aplicativo colabora no compartilhamento de informações e exames médicos entre equipes, agiliza o atendimento e permite um diagnóstico de alta precisão para definição do melhor procedimento médico a ser realizado em cada caso.
Últimas Notícias

Flamengo vence Palmeiras em jogaço e iguala pontuação do líder do Brasileiro

Duplo homicídio é registrado na noite do sábado em Recife

PM prende homem com mandados em aberto após denúncia de ameaça e lesão corporal

Jorge e Mateus anunciam pausa na carreira em 2026: 'A estrada te cansa bastante'

Veja as identidades das mulheres que morreram em acidente de moto no bairro Planalto
Vídeos mais vistos

Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Prefeitura de Arapiraca inaugura moderna UBS no bairro Teotônio Vilela
