Distância para a rede elétrica deve ser de pelo menos três metros, afirma Equatorial, sobre acidente fatal em Arapiraca

Por Redação 26/03/2023 14h02 - Atualizado em 26/03/2023 15h03
Por Redação 26/03/2023 14h02 Atualizado em 26/03/2023 15h03
Distância para a rede elétrica deve ser de pelo menos três metros, afirma Equatorial, sobre acidente fatal em Arapiraca
Acidente em Arapiraca - Foto: Josival Meneses de Souza/Já é Notícia

A Equatorial Alagoas divulgou uma nota sobre o acidente que deixou uma vítima fatal e um ferido na Praça Marques, em Arapiraca, na manhã deste domingo (26). O trabalhador morreu carbonizado enquanto realizava um serviço de limpeza na fachada de um estabelecimento comercial com dois colegas de trabalho.

De acordo com a distribuidora, "qualquer serviço de construção ou reforma deve ser executado com a distância mínima de três metros da rede elétrica", algo que não ocorreu nessa situação.

Ainda segundo a Equatorial, "só é permitida intervenção na rede elétrica, por profissionais que estiverem a serviço da distribuidora", com o uso dos equipamentos de segurança necessários. A empresa também lamentou o acidente fatal na nota (veja ao final da matéria).

Em imagens registradas no local, a vítima fatal aparece pegando fogo na calçada após a descarga elétrica, que aconteceu depois que uma fiação de alta tensão encostou no andaime onde os trabalhadores estavam.

Além da morte, um trabalhador ficou ferido e precisou ser socorrido para o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, enquanto o outro colega de trabalho escapou do acidente pulando do andaime.

O corpo ainda estava no local do acidente quando a reportagem passou pela praça, por volta de 14h. Uma guarnição da Polícia Militar aguarda a chegada do Instituto Médico Legal (IML).

Leia a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento: Acidente - Praça Deputado Marques da Silva

Sobre um acidente registrado na manhã deste domingo (26), na Praça Deputado Marques da Silva, no município de Arapiraca, a Equatorial Alagoas informa que recebeu um chamado sobre uma intervenção indevida na rede elétrica. Equipes técnicas já se encontram no local e o circuito foi desligado por questões de segurança.

Segundo informações preliminares, o acidente teria ocorrido durante a movimentação de um andaime, que estava sendo montado, quando a estrutura metálica do equipamento fez o contato com a rede elétrica da Distribuidora.

A Equatorial Alagoas lamenta o fato ocorrido e reforça que qualquer serviço de construção ou reforma deve ser executado com a distância mínima de três metros da rede elétrica, para evitar acidente, que podem ser fatais.

Além disso, só é permitida intervenção na rede elétrica, por profissionais que estiverem a serviço da distribuidora, com o uso de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas