O gol icônico de Petkovic pelo Flamengo

26/03/2023 11h11
26/03/2023 11h11
O gol icônico de Petkovic pelo Flamengo
Petkovic Flamengo - Foto: Uol

Petkovic é um ex-jogador de futebol sérvio que se destacou em diversos clubes brasileiros, como Flamengo, Vasco, Fluminense, Vitória e Atlético Mineiro. 

Ele nasceu em 10 de setembro de 1972 em Trstenik, na antiga Iugoslávia, e iniciou sua carreira profissional no Radnički Niš, da Sérvia. 

No Brasil, ele ganhou fama especialmente pela habilidade com a bola nos pés, pelas cobranças de falta precisas e pelos chutes potentes de longa distância. Petkovic também teve passagem pela Seleção Iugoslava e pela Seleção Sérvia e Montenegro. Atualmente, ele atua como comentarista esportivo em programas de televisão.

O gol icônico de Petkovic

O gol icônico de Petkovic pelo Flamengo foi marcado em 27 de junho de 2001, na partida entre Flamengo e Vasco válida pela final do Campeonato Carioca daquele ano. 

O jogo estava empatado em 1 a 1, quando o meia sérvio acertou um chute espetacular de falta no ângulo do goleiro vascaíno e decretou a vitória do Flamengo por 2 a 1, garantindo assim o título estadual ao rubro-negro. 

O episódio ficou marcado na história do clube e é lembrado pelos torcedores até hoje como um dos momentos mais emocionantes do futebol brasileiro.

Petkovic e a torcida do Mengão

Petkovic é considerado um dos maiores ídolos da torcida do Flamengo, tendo conquistado títulos importantes pelo clube carioca e marcado gols memoráveis em momentos decisivos. Sua passagem pelo rubro-negro durou de 2000 a 2002 e também de 2009 a 2010, totalizando quase 200 jogos e mais de 50 gols marcados. Durante esses períodos, Petkovic se tornou uma referência técnica para o time e ganhou a admiração dos torcedores pela sua habilidade com a bola nos pés, pelas assistências e pelos gols importantes. O gol marcado por ele na final do Campeonato Carioca de 2001, contra o Vasco, é considerado um dos mais bonitos da história do Flamengo e é lembrado pelos torcedores até hoje.