Equipe multidisciplinar do HEA é treinada sobre o processo de alimentação dos pacientes

Vitaminas, proteínas, carboidratos. A alimentação é tratada como um dos pontos importantes para a recuperação dos pacientes internados no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Mas há uma questão técnica que também faz parte deste processo que envolve os alimentos: como deve ser o procedimento para que o paciente, de fato, seja alimentado? Pensando nisso, as fonoaudiólogas do HEA estão treinando os demais servidores sobre as técnicas corretas de alimentar os pacientes, evitando a ingestão da comida.
Os treinamentos realizados pelas fonoaudiólogas Ianna Castro e Larissa Oliveira também contam com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital. Elas explicam todas as fases da alimentação, fisiologia da deglutição e coordenação respiratória.
“Estamos fazendo estes treinamentos para alertar os profissionais da saúde a respeito das manobras corretas de alimentar o paciente e evitar a broncoaspiração, que é um problema causado quando o alimento não vai para o estômago, mas, sim, para o pulmão e pode desenvolver para uma pneumonia”, explicou a fonoaudióloga Ianna Castro.
No material didático que é distribuído entre as equipes, ficam relatados os riscos, sinais e orientações a respeito do que fazer em relação a broncoaspiração. Quais os fatores de risco para ocorrer a broncoaspiração no momento da alimentação dos pacientes que não fazem isso sozinhos: Desatenção do profissional, postura errada do paciente durante a alimentação, utensílios inadequados, ausência de vedamento labial, excesso de saliva no momento da alimentação, higiene oral precária, tônus e mobilidade facial alterada.
Sinais de Broncoaspiração
Conforme as fonoaudiólogas, entre os principais sinais de broncoaspiração estão a tosse constante ao se alimentar, engasgos com líquidos ou alimentos, frequência cardíaca alterada, baixa na saturação, sonolência ou agitação, quadro comportamental diferente, vômitos em excesso ou em grande quantidade. A respeito do atendimento multidisciplinar e orientações, o treinamento aponta a importância do trabalho em equipe nos setores do HEA.
Isso porque, os profissionais da fonoaudiologia e fisioterapia devem observar o posicionamento do paciente no momento do ato de alimentação; os da fonoaudiologia e nutrição devem fazer as orientações sobre as dietas por sonda e via oral; os da fonoaudiologia e enfermagem necessitam atentar sobre a higiene oral e a utilização de material adequado para realizar a alimentação do paciente; e os da fonoaudiologia e terapia ocupacional devem fazer o controle de ingestão oral.
O treinamento é composto com as orientações do material descritivo e também de maneira prática. As ações começaram com os profissionais das enfermarias, mas vão avançar para outros setores como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Convidado para ajudar na atividade prática, Josivaldo Lúcio da Silva, técnico de enfermagem, declarou que “o treinamento é bem proveitoso. Estamos aprendendo muito. Parabéns à equipe que está organizando tudo isso”, salientou.
Para a diretora do Hospital de Emergência do Agreste, fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, o treinamento é muito importante para os servidores e para os pacientes. “É um trabalho de prevenção que faz a diferença na recuperação de quem está internado e evita que tenha piora no quadro clínico. Nossas equipes estão sempre atentas e unidas para continuar esta missão de salvar vidas”, salientou a gestora.
Últimas Notícias

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 32 milhões

Hemoal realiza coleta itinerante de sangue na Juceal nesta quarta-feira

Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima

Homem morre ao ser sugado por motor de avião em aeroporto na Itália

Grupo de jovens católicos tem prejuízo de R$ 540 mil após viagem ser cancelada por empresa de turismo
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
