Sesau realiza triagem para cirurgias de cabeça e pescoço, beneficiando 69 alagoanos
Ação ocorreu no Hospital Metropolitano de Alagoas e pacientes foram submetidos a consultas e exames para fechar o diagnóstico

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou um mutirão de triagem para a realização de cirurgias de cabeça e pescoço. A ação ocorreu no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, e atendeu 69 pessoas previamente selecionadas e encaminhadas pelos municípios.
Durante a ação, os usuários passaram por consultas médicas, exames laboratoriais e marcação de exames de imagem. Posteriormente, com os resultados dos exames e diagnóstico fechado, haverá o encaminhamento para a realização dos procedimentos cirúrgicos.
De acordo com o diretor administrativo do HMA, Henrique Damasceno, a triagem é de fundamental importância, pois é o primeiro passo para o diagnóstico da patologia. A partir de então, a equipe médica irá definir a conduta a ser adotada para realizar o melhor tratamento.
“Com o diagnóstico fechado, o especialista avalia e define se é necessário a cirurgia e qual a melhor maneira para buscar a cura dessa patologia” afirmou Henrique Damasceno. Ele ressaltou que existe uma demanda reprimida por cirurgias de cabeça e pescoço para tratar patologias benignas e que Alagoas tomou a iniciativa de promover o mutirão. Beneficiadas
Maria Rosenilda Alves Machado, de 46 anos, é de Ouro Branco e foi uma das beneficiadas pela ação. “Estou com um problema nas amígdalas há três meses e estou muito feliz em ter sido contemplada. Não conhecia a estrutura desse hospital e fiquei encantada com tudo. Muito obrigada a todos que fazem o SUS em Alagoas”, ressaltou a paciente.
Outra beneficiada foi Claudijane Febronio dos Santos, de 47 anos, moradora de Marechal Deodoro, e que também foi avaliada pela médica especialista. “Descobri um nódulo no pescoço desde outubro de 2022 e essa ação chegou em boa hora. Fui muito bem atendida e tenho fé que logo tudo vai dar certo”, disse Claudijane, enquanto realizava exames de sangue solicitados pela médica.
Especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, a médica Ana Carolina Pastl afirmou que cada caso será cuidadosamente avaliado através dos exames solicitados e feitos na triagem. “A população tem essa carência e Alagoas está ofertando esse serviço”, afirmou a cirurgiã.
De acordo com Ane Meireles, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HMA, toda marcação foi feita utilizando o Sistema de Regulação (Sisreg), por meio das Secretarias Municipais de Saúde. “Estamos atendendo homens e mulheres de vários municípios, incluindo pacientes de Maceió que tiveram as consultas marcadas através do Sistema de Regulação. Os pacientes já saíram com exames pré-operatórios laboratoriais em mãos, enquanto que os exames de imagem são pré-agendados via WhatsApp”, ressaltou.
Últimas Notícias

Trio de árbitras brasileiras comemora chance na semifinal da Euro Feminina

Corpo de Preta Gil chega ao Rio de Janeiro para velório no Theatro Municipal

França vai reconhecer Estado palestino em setembro, diz Macron

Veja ranking das 20 cidades e dos estados mais violentos, segundo dados do Anuário de Segurança

Polícia Civil apura caso de homem encontrado morto dentro de sua residência em Arapiraca
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
