Evento gratuito debate o Brasil de 2023, no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas

Na próxima quarta-feira, 1º de março, o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe em seu auditório, a conferência “O Brasil de 2023: governo, políticas públicas e desenvolvimento”. O evento, que inicia às 19h, é aberto ao público e terá como palestrantes os professores da Ufal Luciana Santana e José Alexandre, com mediação do professor do Campus Arapiraca e organizador do evento, Leonardo Leal.
A ideia é refletir quais os impactos do novo governo e das políticas públicas para o desenvolvimento do Nordeste e em especial, para o estado de Alagoas. “Queremos saber em que posição passa a jogar o estado de Alagoas nesse novo cenário, lembrando que o ex-governador de Alagoas passa a ter destaque nesse novo governo como ministro da Infraestrutura e dos Transportes, o que pode colocar novamente Alagoas na rota do desenvolvimento e das políticas públicas de nível federal e com impacto significativo para o governo estadual e os governos municipais”, avalia Leal.
A proposta do evento é envolver os três especialistas no tema da ciência política e políticas públicas e desenvolvimento. “Nossa ideia é debater sobre uma conjuntura onde existe um desafio muito grande por parte dos analistas, da sociedade e dos gestores públicos e sociais em compreender os acontecimentos mais recentes relacionados à política, governo e políticas públicas no Brasil. Diante das transformações que ocorreram desde o Impeachment da Dilma, ao governo Temer e passando pelo governo Bolsonaro, e o seu desfecho com o retorno do PT através do terceiro governo do presidente Lula, tudo isso é, para a maioria das pessoas, um desafio bastante complexo de compreensão”, explica o professor.
Estudantes, pesquisadores da área das ciências políticas e sociais, gestores públicos do Agreste Alagoano, servidores da prefeitura e demais interessados são convidados a participar. Segundo Leal, é ainda mais desafiador compreender as informações passadas na atualidade por conta da propagação de fake news. “As fake news são hoje a principal tônica de operação política nesse momento, ainda mais quando a gente observa que num contexto onde a sociedade brasileira se polarizou, semelhante a outras sociedades no mundo, como nos Estados Unidos, na Alemanha e na Índia, por exemplo, isso ainda é novidade no Brasil. Em termos políticos e de governo, as fake news criam um conjunto de necessidades para compreender como se dá o governo, o parlamento, quais políticas públicas se tornaram prioritárias, como é que a burocracia se reorganiza dentro desses contextos das mudanças de governo, entre outros temas”, afirma.
Serviço:
Conferência “O Brasil de 2023: governo, políticas públicas e desenvolvimento”
Quando: 1º de março, 19h
Onde: Auditório do Campus Arapiraca
Gratuito
Últimas Notícias

Ex-companheira de professora morta em SP é mandante do crime, diz polícia

Uerj revoga título honoris causa concedido ao ex-presidente Médici

Maior desbloqueador de celulares roubados do Estado do Rio é preso

STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

Turma do STF forma maioria para perda de mandato e 10 anos de prisão para Zambelli por invasão do sistema do CNJ
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
