Tatuapé, Rosas de Ouro e Gaviões são destaques no desfile das escolas de samba em SP
Acadêmicos do Tatuapé, Rosas de Ouro e Gaviões da Fiel foram os destaques do 1º dia do Grupo Especial do carnaval de São Paulo em 2023.
Independente Tricolor, Barroca Zona Sul, Unidos de Vila Maria e Tom Maior também desfilaram da noite desta sexta-feira (17) à manhã deste sábado (18).
Após uma tarde quente nesta sexta-feira, uma parte da noite teve chuva, quase toda concentrada durante o desfile da Barroca Zona Sul.
O tempo fechado não tirou o impacto dos desfiles, que realçaram temas raciais, sociais e religiosos.
No sábado, desfilam Estrela do Terceiro Milênio, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Império de Casa Verde, Mocidade Alegre, Águia de Ouro e Dragões da Real.
Independente Tricolor
A Independente Tricolor, escola surgida de uma torcida do São Paulo, abriu o Grupo Especial do Carnaval paulistano com um enredo que comparava a Guerra de Troia às lutas diárias da própria escola para continuar se destacando.
Acadêmicos do Tatuapé
A Acadêmicos do Tatuapé levou o litoral sul do Rio de Janeiro ao Anhembi, no segundo desfile do dia. A escola cantou as belezas da cidade de Paraty por sua cultura, gastronomia e belezas naturais. O nome do enredo mostra como o desfile foi abrangente: "Tatuapé canta Paraty. Do caminho do ouro à economia azul. Patrimônio mundial, cultura e biodiversidade. Paraty, cidade criativa da gastronomia".
Barroca Zona Sul
A Barroca Zona Sul cantou sobre os Guaicurus, população indígena da região do Pantanal que, por mais de 300 anos, defendeu seu território das tentativas de invasão estrangeira. A escola trouxe consigo a chuva, que só deu trégua ao final do desfile. Mesmo assim, ela não teve problemas.
Unidos de Vila Maria
A Unidos de Vila Maria celebrou os 69 anos de existência da agremiação. Antigos carnavais e personagens marcantes do bairro e da escola foram representados no desfile.
Rosas de Ouro
A Rosas de Ouro levou a luta dos negros em busca da justiça para seu desfile. A apresentação começou com imagens impactantes da brutalidade da escravidão e da violência contra os negros no Brasil, e terminou com uma mensagem vibrante em defesa dos guerreiros da resistência.
Tom Maior
A Tom Maior fez um "culto às mães pretas ancestrais" no Anhembi. O enredo falou da importância dessas mães e da presença delas nas religiões de matriz africana, com representações da criação do mundo e outros elementos da tradição Yorubá.
Gaviões da Fiel
O dia já tinha clareado quando a Gaviões da Fiel, escola surgida de uma torcida do Corinthians, encerrou o primeiro dia. Com um enredo contra intolerância religiosa, a escola espera voltar a conquistar o título após 20 anos.
Últimas Notícias
Por unanimidade, STF enquadra caixa 2 como improbidade administrativa
Carro perde controle, bate em restaurante e laje desaba sobre veículo na AL-485, em Arapiraca
Influenciador Henrique Maderite, do bordão 'sexta-feira, papai', é achado morto em Ouro Preto
CRB estreia na Série B contra o Vila Nova; confira tabela base
Jogos Olímpicos de inverno estão oficialmente abertos em Milão-Cortina
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

