PMs de AL agora podem registrar ocorrências sem precisar levar suspeitos para a delegacia

Policiais militares de Alagoas agora podem registrar ocorrências consideradas de menor potencial ofensivo sem a necessidade de levar os suspeitos até uma delegacia. A medida foi autorizada por decreto assinado pelo governador Paulo Dantas (MDB) e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira (8).
Antes, apenas os policiais civis e federais eram autorizados a registrar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que tem pena máxima de dois anos de privação de liberdade ou multa. O TCO pode ser feito, por exemplo, em casos de som alto, ameaça, lesão corporal leve, desacato, briga, entre outros.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Militar já iniciou um treinamento junto à tropa e irá intensificar as capacitações visando repassar a todos os policiais os conhecimentos e ferramentas necessárias para realização dos procedimentos.
Segundo o decreto publicado, após a lavratura do TCO, o documento deve ser encaminhado para o juizado especial. Além de não ser mais necessário conduzir os envolvidos até a delegacia, os militares também não precisam lavrar o TCO em uma unidade militar.
"Nos casos em que houver necessidade de retirar os envolvidos na infração penal de menor potencial ofensivo, a fim de preservar-lhes a integridade física, ou ainda objetivando a pacificação do conflito, estes devem ser conduzidos a outro local adequado para a lavratura do TCO, o que não implica que sejam conduzidos a uma unidade da polícia militar, salvo em caso excepcionais", diz o decreto.
A publicação informa ainda que o policial militar poderá requisitar exames periciais aos órgãos competentes. As instruções para implantação do TCO serão baixadas pelo Comandante Geral da Polícia Militar. A aplicação do Termo não se aplica aos crimes militares.
“A lavratura do TCO, a partir de agora, fortalece e otimiza o trabalho da nossa polícia, à medida em que evita que os policiais deixem áreas desguarnecidas para ficar aguardando na Central de Flagrantes a lavratura do documento. E isso também vai melhorar o patrulhamento ostensivo, diminuindo o tempo-resposta no atendimento às ocorrências”, disse o governador Paulo Dantas ao assinar o decreto.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
