Ações da Casal garantem proteção do manancial e retomada do abastecimento em Rio Largo

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) esclarece que não opera e nem é responsável por nenhuma rede coletora de esgoto de Rio Largo desde julho de 2021, quando os serviços de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto da cidade foram assumidos pela concessionária BRK. O trabalho da Casal na cidade concentra-se em efetuar a captação e o tratamento da água, que é repassada para a BRK distribuir aos moradores.
Conforme já foi constatado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), foi encontrado esgoto bruto na galeria de águas pluviais da Prefeitura de Rio Largo, a qual foi multada por vários crimes ambientais, entre eles despejar esse esgoto em uma área de proteção permanente (APP).
Análises laboratoriais da Casal também confirmaram que o efluente presente nessas galerias, que deveriam conduzir apenas água da chuva, é esgoto bruto. Assim, cabe ao ente gestor dessas galerias responder pela situação, conforme determinam a legislação do setor e os órgãos de fiscalização.
A Casal, por sua vez, adotou as medidas necessárias para proteger a captação Mata do Rolo e já conseguiu retomar a produção de água, com vazão reduzida, para assim permitir que a água chegue com segurança, qualidade e regularidade a 65% dos moradores de Rio Largo.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
