Arapiraca é a 8ª cidade do Brasil com mais mortes violentas de LGBT+

Arapiraca, no Agreste de Alagoas, é a oitava cidade do Brasil mais mortes violentas de LGBT+, com quatro casos registrados somente em 2022. Os dados, divulgados nessa quinta-feira (19), são do Observatório do Grupo Gay da Bahia.
O município alagoano fica atrás de Manaus, Salvador, São Luis, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Também aparecem no ranking as cidades Belo Horizonte e Campo Grande.
Segundo o levantamento, de todas os 155 municípios do país que registraram ao menos uma morte violenta de LGBT+, cinco são do Nordeste, com destaque para Arapiraca, que tem 230 mil habitantes e contabilizou quatro casos de assassinatos.
Inclusive, comparando o número de óbitos proporcionalmente a cidades com mais de 100.000 habitantes, Arapiraca é considerada 10 vezes mais perigosa que Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Já Timon, no Maranhão, com população de 161.721, é o município mais inóspito para um LGBT, sendo 62 vezes mais perigoso que São Paulo.
Em todo o Brasil, 256 LGBT+ foram vítimas de morte violenta no Brasil em 2022, o que mantém o Brasil como um dos países com mais vítimas, com uma morte a cada 34 horas.
Em relação ao perfil das vítimas, os gays continuam como o segmento mais atingido, em termos absolutos. Já as pessoas “trans” têm, proporcionalmente, 19% mais chances de sofrerem crimes letais do que os homossexuais. A faixa etária dos 18 aos 29 anos representam 43,7% dos casos. Em todo o Brasil, a vítima mais jovem tinha 13 anos, enquanto o mais idoso tinha 81.
Foram registrados 242 (94,5%) homicídios (incluídos aqui os latrocínios e feminicídios), apesar da dificuldade dos jornalistas e operadores da segurança pública em observar essa tipificação penal e 14 suicídios (5,4%). O pequeno número de suicídios explica-se pela subnotificação destes sinistros por tratar-se de crime tabu sujeito a restrições de divulgação, especialmente pelos sites de pesquisa.
Últimas Notícias

Audiência no STF termina sem acordo sobre IOF

Aposta do RS fatura sozinha prêmio de R$ 45,1 milhões da Mega-Sena

Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução

Bolsonaro se declara para Trump: “Sou apaixonado por ele”

Brasil volta a repudiar intromissão dos EUA em assuntos do Judiciário
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
