Arapiraca é a 8ª cidade do Brasil com mais mortes violentas de LGBT+
Arapiraca, no Agreste de Alagoas, é a oitava cidade do Brasil mais mortes violentas de LGBT+, com quatro casos registrados somente em 2022. Os dados, divulgados nessa quinta-feira (19), são do Observatório do Grupo Gay da Bahia.
O município alagoano fica atrás de Manaus, Salvador, São Luis, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Também aparecem no ranking as cidades Belo Horizonte e Campo Grande.
Segundo o levantamento, de todas os 155 municípios do país que registraram ao menos uma morte violenta de LGBT+, cinco são do Nordeste, com destaque para Arapiraca, que tem 230 mil habitantes e contabilizou quatro casos de assassinatos.
Inclusive, comparando o número de óbitos proporcionalmente a cidades com mais de 100.000 habitantes, Arapiraca é considerada 10 vezes mais perigosa que Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Já Timon, no Maranhão, com população de 161.721, é o município mais inóspito para um LGBT, sendo 62 vezes mais perigoso que São Paulo.
Em todo o Brasil, 256 LGBT+ foram vítimas de morte violenta no Brasil em 2022, o que mantém o Brasil como um dos países com mais vítimas, com uma morte a cada 34 horas.
Em relação ao perfil das vítimas, os gays continuam como o segmento mais atingido, em termos absolutos. Já as pessoas “trans” têm, proporcionalmente, 19% mais chances de sofrerem crimes letais do que os homossexuais. A faixa etária dos 18 aos 29 anos representam 43,7% dos casos. Em todo o Brasil, a vítima mais jovem tinha 13 anos, enquanto o mais idoso tinha 81.
Foram registrados 242 (94,5%) homicídios (incluídos aqui os latrocínios e feminicídios), apesar da dificuldade dos jornalistas e operadores da segurança pública em observar essa tipificação penal e 14 suicídios (5,4%). O pequeno número de suicídios explica-se pela subnotificação destes sinistros por tratar-se de crime tabu sujeito a restrições de divulgação, especialmente pelos sites de pesquisa.
Últimas Notícias
JHC foge do debate com Renan Filho e deixa cadeira vazia na Band
Rolê com a Pilili leva treinamento na urna eletrônica ao Maceió Shopping neste fim de semana
Hospital Regional de Viçosa será entregue ampliado no dia 16 de setembro
Justiça autoriza prisão domiciliar para mulher de 38 anos que fingiu ser adolescente de 12 anos
Aluna ataca e esfaqueia professora dentro de sala de aula
Vídeos mais vistos
Ministro dos Transportes vistoria obras do VLT em Arapiraca
Julgamento de escultor, em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Prefeitura entrega óculos em Arapiraca

