Como alavancar sua proteção online atual

17/01/2023 07h07
17/01/2023 07h07
Como alavancar sua proteção online atual
Segurança Online - Foto: Reprodução

Agora que fazemos muitas tarefas do dia a dia através da internet, a sua segurança online deve ser uma das suas maiores prioridades. Basta lembrar que a maioria dos seus dados estão na nuvem para entender a importância de se proteger.

Pensando nisso, criamos este artigo com algumas dicas que vão aumentar consideravelmente a sua segurança online.

Gerencie suas senhas com o Chrome


O Chrome é um dos navegadores mais populares do mundo. Um usuário comum deste aplicativo vai acessar várias plataformas que exigem senha regularmente. O que muitos não sabem é que o Chrome conta com uma opção de gerenciamento de senhas.

Você também pode usar gerenciadores de senha do Chrome feitos por terceiros. A ideia por trás de usar gerenciador de senha para Chrome é ter que se lembrar apenas de uma senha, a senha do gerenciador, e então ter acesso a todas as outras. Dessa forma, você cria senhas fortes para todas as plataformas que utiliza.

Algumas pessoas criam senhas fáceis de lembrar, o que é compreensível visto que muitas senhas difíceis são um pesadelo para a maioria. O problema é que as senhas fáceis de se lembrar também são fáceis de serem adivinhadas.

É aí que entra o gerenciador de senhas. Com ele você pode ter várias senhas salvas em um só lugar. O que permite que você só precise se lembrar de uma única senha forte, a senha do gerenciador.

Não use computadores/dispositivos públicos para acessar suas contas


Computadores de escolas, faculdades, lan houses, empresas e etc. são uma verdadeira tentação. Eles estão ali disponíveis e qualquer pessoa adoraria verificar o Facebook, Instagram ou outros sites nessas máquinas.

O problema é que não há como saber o que foi feito nesses dispositivos. Há milhares de softwares espiões disponíveis na internet. Eles são extremamente acessíveis e alguns deles são até gratuitos.

Eles também são bastante sofisticados. É possível colocar um software espião em uma máquina e deixá-lo imperceptível para as outras pessoas que usem a mesma.

Por isso, o melhor que você pode fazer é simplesmente evitar usar esses aparelhos. Se por algum motivo, algo como uma emergência, por exemplo, você foi obrigado a fazer login em uma plataforma a partir de um dispositivo público, lembre-se de trocar as suas senhas o quanto antes.

Use um bom antivírus


Ok, sabemos que isso pode parecer clichê ou óbvio demais, mas a verdade é que um bom antivírus pode te livrar de muitas dores de cabeça. Inclusive, se você usa um sistema operacional como o Windows, usar um antivírus é uma obrigação.

Agora, há um detalhe importante na escolha do antivírus. Existem muitas versões gratuitas disponíveis na internet, e algumas delas até dão conta do recado, mas você não pode simplesmente pegar a primeira que encontrou disponível.

Confira reviews na internet, veja quais são os melhores softwares antivírus disponíveis no mercado e instale a melhor versão disponível que puder.

Use a autenticação de dois fatores


A autenticação de dois fatores é uma forma de se identificar usando dois componentes diferentes. Esses componentes podem ser coisas que só o usuário sabe ou que só os usuários têm acesso. Por exemplo, uma senha e um código enviado para o smartphone do usuário.

A maioria das plataformas que exigem login e senha, como o Gmail, incentivam os usuários a criarem um método de autenticação de dois fatores.

A autenticação de dois fatores é uma das formas mais fáceis de aumentar a sua segurança online e não há quaisquer motivos para evitar usar essa opção.

Não use Wi-Fi pública



Uma rede Wi-Fi pública é tão perigosa quanto dispositivos públicos. Na internet, seus dados são transportados em pacotes pela nuvem e é muito fácil ter acesso a esses pacotes. Há milhares de softwares espiões que podem monitorar os dados sendo trafegados em uma rede.

Sua melhor defesa é evitar usar essas redes, especialmente quando tiver que acessar plataformas que envolvem dados sensíveis, como sites de bancos.

Considerações finais


Bom, essas foram as nossas dicas para aumentar consideravelmente a sua segurança online. Nossa dica final é tentar se manter atualizado no que diz respeito à segurança da informação. Leia, blogs, artigos na internet, acompanhe canais no YouTube e etc.